sexta-feira, 25 de março de 2016

Manuseio Correto das latas Suva
™ 134a e Suva™ MP39

Para conferir praticidade na aquisição e utilização de seus fluidos refrigerantes, a Chemours do Brasil disponibiliza o Suva™ 134a e Suva™ MP39 em embalagens de 750 gramas. Essas embalagens atendem principalmente às necessidades de profissionais que atuam com refrigeração doméstica ou mesmo comercial, nos casos em que a manutenção é realizada em equipamentos que solicitam pequenas cargas de fluidos refrigerantes.
Por se tratar de uma embalagem diferenciada é importante ressaltar que alguns cuidados simples devem ser observados desde o transporte até o descarte da mesma.

Transporte, Armazenagem e Manuseio das latas
O principal cuidado que deve ser tomado durante o transporte, armazenagem e manuseio das latas refere-se à temperatura a qual estas são submetidas. Estas embalagens são projetadas para suportar as pressões relativas às temperaturas de até 52ºC. Em função disto, além de ficar longe de fontes de ignição, a embalagem não deve ficar exposta ao sol.
Informações como estas receberam destaque tanto nos rótulos das latas, como nos invólucros plásticos nos quais as latas são comercializadas (imagens abaixo). 
Uma atenção especial deve ser dada à orientação de que não se devem armazenar as embalagens dentro de automóveis ou ambientes fechados, isto porque esses locais podem atingir temperaturas bem mais elevadas do que a temperatura ambiente externa. Um exemplo clássico é um carro que fica exposto ao sol; mesmo que a temperatura externa seja de aproximadamente 35ºC, por causa da radiação a temperatura interna pode chegar a 70ºC! Por imprudência de alguns consumidores, os principais incidentes envolvendo latas de fluidos refrigerantes estão relacionados à inobservância desta regra de armazenamento. 
Ao manusear a embalagem, não aplique qualquer tipo de aquecimento ao produto. Para evitar acidentes como o rompimento da lata, não se deve pressionar a mesma com garras ou equipamentos que eventualmente possam deformá-la..
Descarte das embalagens
Não reutilizar ou reenvasar a lata. A mesma deve ser destinada à reciclagem. Antes de realizar o descarte da embalagem é imprescindível certificar-se de que não haja vestígios de fluido refrigerante na mesma. Isto pode ser feito através da verificação da pressão interna da embalagem, que deve ser igual a 0 psig.
Em seguida, a lata deve ser destinada a uma empresa ou instituição capaz de promover a reciclagem de alumínio, material do qual a lata é constituída.
Conheça as características dos fluidos contidos nas latas
Tanto o Suva™ MP39, como o Suva™ 134a são fluidos refrigerantes que apresentam baixa toxicidade (similar ao R-12) e não são inflamáveis. As principais características desses produtos são apresentadas a seguir.
  • Chemours Suva™ MP39
O Suva™ MP39 é um HCFC desenvolvido para substituir o R-12 em sistemas de refrigeração existentes de baixa e média temperatura de evaporação. Por conter cloro em sua composição, sua eliminação está prevista tanto no Protocolo de Montreal, como na Resolução Conama 207.
Pode ser uma opção para Retrofit e suas aplicações abrangem refrigeração doméstica e comercial, balcões frigoríficos, bebedouros, “Vending Machines”, entre outras.
Proporciona um Retrofit fácil, rápido e com excelente custo-benefício e trabalha dentro de toda a faixa de operação do R-12, apresentando melhor capacidade quando a temperatura do evaporador estiver acima de – 26ºC. 
  • Chemours Suva™ 134a
O Suva™ 134a é um HFC, que não degrada a camada de ozônio, desenvolvido para substituir o R-12 em sistemas de refrigeração com temperaturas de evaporação acima de – 7º C.                       
Sua utilização é indicada preferencialmente para equipamentos novos; porém, pode ser uma opção para Retrofit. Sua aplicação pode ser feita em equipamentos de refrigeração doméstica, comercial e industrial; condicionador de ar automotivo e Chillers.
Entre seus benefícios, destaca-se a redução da temperatura de descarga do compressor, quando comparada à do R-12.

Nenhum comentário:

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...