sexta-feira, 25 de março de 2016


Ícone Download

É preciso entender o que indicam essas nomenclaturas.


APLICAÇÕES LBP, MBP E HBP VOCÊ CONHECE....


Os compressores podem ser classificados em quatro tipos, quanto à sua aplicação: LBP, MBP, HBP e AC.
A nomenclatura LBP vem de Low Back Pressure (ou baixa pressão de retorno), associada a baixas temperaturas de evaporação (sistemas de baixa). Os compressores LBP são normalmente utilizados para aplicação em freezers, refrigeradores e conservadores.
O segundo tipo é o MBP, sigla de Medium Back Pressure (média pressão de retorno), cujos modelos são aplicados para média temperatura de evaporação (sistemas de média), como expositores de bebidas e auto serviços.
Já os modelos HBP, ou High Back Pressure (alta pressão de retorno), devem ser aplicados para alta temperatura de evaporação (sistemas de alta), como em refresqueiras, desumidificadores e secadores de ar.
O quarto tipo são os compressores AC, para utilização em equipamentos de condicionamento de ar, que não serão detalhados nesta matéria.
É importante destacar que essa nomenclatura depende de cada fabricante de compressores, podendo sofrer alterações. É muito comum utilizar modelos de compressores que sejam uma junção de duas classes, como L/MBP.
Relação com o fluido refrigerante e a pressão de trabalho
Normalmente, em campo associamos a temperatura do evaporador do sistema de refrigeração com a pressão na linha de baixa indicada no dispositivo de medição (manifold ou manômetro).
É importante estar atento para o fato de que cada fluido refrigerante possui pressões específicas de trabalho. Por isso, deve-se ter cuidado para não cometer um equívoco na hora de fazer a carga de gás, por não estar habituado a trabalhar com aquele fluido refrigerante. Mesmo instalando um compressor para a aplicação correta, o erro na carga de gás provocará problemas.
A figura mostra como se dá a diferença entre temperatura de evaporação, pressão de retorno e fluido refrigerante. Observando-a, é possível fazer comparações para os principais fluidos refrigerantes que estão em uso ou que já foram utilizados.
Supondo-se um sistema de refrigeração cuja pressão de retorno fosse de 45 psig, teríamos as seguintes situações para os fluidos apresentados na figura:
  • R404A – a temperatura de evaporação seria de -30°C e, consequentemente, a aplicação seria LBP, como um freezer;
  • R22 – a temperatura de evaporação seria de -24°C e, portanto, a aplicação seria LBP, como um conservador;
  • R12 – a temperatura de evaporação seria de -11°C e, em consequência, estaria no final da faixa de LBP, como uma cervejeira;
  • R134a – a temperatura de evaporação seria de -8°C e, assim, estaria na faixa de L/MBP, como um expositor de bebidas ou auto serviço;
  • R600a – a temperatura de evaporação seria de +8°C, o que significa que estaria na faixa de HBP, como um bebedouro.
Dessa forma, é preciso ser cuidadoso não só na escolha do compressor, mas também na hora de instalar e fazer a carga de gás no sistema.
O que considerar na escolha do compressor
Quando a troca do compressor é necessária, deve-se sempre verificar o tipo de aplicação em que será usado para a escolha do modelo adequado.
Por isso, o primeiro passo numa substituição é saber qual era o compressor original ou qual é a aplicação do produto. Isso porque as condições de funcionamento do compressor podem variar bastante, conforme o projeto do equipamento em que ele é utilizado. Não adianta pensar que para todos os bebedouros vale o mesmo tipo: existem modelos que exigem compressores HBP e outros projetados para a utilização de L/MBP.
Há muitas diferenças entre os sistemas: os congeladores trabalham com temperaturas de evaporação baixas, entre -35ºC e -25ºC, enquanto desumidificadores se mantêm acima de 0ºC. Deve ser lembrado que, quanto mais alta a temperatura de evaporação, maior deverá ser o trabalho realizado pelo motor do compressor. Dessa maneira, o motor de um compressor para alta (HBP) terá torque superior ao motor similar projetado para baixa (LBP).
O que acontece com a aplicação em um sistema inapropriado
A utilização de um compressor inadequado para a aplicação desejada pode não ser percebida de imediato, pois ele pode funcionar no curto prazo. Mas é inevitável que ocorram problemas. Ao tentar utilizar um compressor LBP ou L/MBP em um sistema que exige um modelo HBP, são frequentes os seguintes problemas:
  • O tombamento do compressor. Ou seja, ele partirá e poderá funcionar por alguns segundos e depois o protetor térmico atuará;
  • O motor não terá força para partir e o protetor térmico atuará;
  • Redução da vida do compressor, devido ao desgaste excessivo de eixo e placa válvula, entre outros componentes mecânicos.
Em resumo, o compressor pode até funcionar, dependendo do sistema, mas seguramente terá a sua vida útil diminuída. Se o caso for o contrário, ou seja, usar um modelo HBP para uma aplicação que demanda um modelo LBP, as consequências serão igualmente ruins:
  • O superaquecimento da carcaça, com a consequente atuação do protetor térmico, e, no médio prazo, o comprometimento da bobina. Isso porque o fluido refrigerante tem função secundária de resfriar o motor do compressor. Se a quantidade de fluido que circula no sistema é baixa, não resfriará o motor;
  • O aquecimento do óleo e a perda da capacidade de lubrificação, levando ao aumento do desgaste do compressor.
A recomendação, portanto, é: conhecer bem a aplicação no momento da escolha do compressor para reposição.

Nenhum comentário:

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...