segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Pressão de trabalho


diferencial de Pressão

O que é dúvida de muitos, é a pressão de trabalho deste gás comparado ao gás refrigerante R-22.
Para manusear e acertar a pressão de trabalho, é necessário possuir um Manifold próprio para este gás, pois seria muito mais fácil, e logicamente seria a forma correta de trabalhar.
Ao utilizar o Manifold, muitas pessoas se orientam apenas pela escala em PSI do manifold. Isso não está errado, mas para quem já viu um, sabe que existem várias escalas em seu mostrador, uma para cada tipo de gás que ele foi feito para ser utilizado.
Seguindo a escala correta para cada gás: vamos pegar como exemplo o gás R-22, pois é mais comum e mais utilizado. Quando aprendemos a pressão correta, o mais comum é saber que a pressão de trabalho da "baixa" é 60 PSI, se olharmos para a escala relativa ao R-22 veremos que alinhado aproximadamente à 60 PSI temos o número "0",que coreesponde á temperatura de evaporação dentro da tubulação da serpentina, que deve ser seguida por uma tabela de aplicação do gás em questão. 
Segundo esses passos, podemos utilizar qualquer manifold para qualquer gás, da forma correta.
Voltando ao R-410A, é a mesma coisa, segue-se a escala para ele, porém para quem não tem um manifold para R-410A, explico que este gás trabalha com a pressão 1,6 vezes à pressão do R-22, ou seja:
Lembrando que a faixa de trabalho em PSI do R-22 na "baixa"(linha de sucção) situa-se entre 55 e 80 psi,que na tabela de temperatura corresponde entre -1 e 8 graus Celsius,convencionou-se a usar a uma faixa mais estrita entre 60 e 65 como ideal. O gás R-410A trabalha com a mesma referencia de temperatura,porém as pressões são em torno de 72 até 104 psi.
A pressão ideal de trabalho varia de acordo com os equipamentos e aplicações a serem utilizadas,sendo que para ar condicionado ela se inicia entre 100 indo no máximo a 150 psi.
Atente-se também que a pressão de descarga(linha de líquido) deve ser levada em conta e que a mesma não deverá passar de 360 psi ou salvo outras orientação dos fabricantes,que constam nos manuais de instalação.
Uma boa maneira de se orientar é levar em consideração a temperatura de trabalho,ou seja,se a mesma for 10 graus leva-se o gás refrigerante a produzir essa temperatura.

Gomes..

Qual fluido refrigerante meu aparelho utiliza e é possível alterá-lo?

fluido refrigerante é uma substância extremamente importante em qualquer sistema de refrigeração. É ele o responsável, juntamente com outros itens, por fazer a transformação do ar quente, em frio.
Ao longo dos tempos, diversos fluidos refrigerantes foram utilizados, novos foram criados e cada vez mais é levado em consideração o tamanho de seu impacto ao meio ambiente. 
Os mais antigos afetavam diretamente a camada de ozônio e este é o principal desafio para os atuais: Não impactar a humanidade e, ao mesmo tempo, cumprir com o papel do bom funcionamento dos aparelhos.
Hoje, a maioria dos aparelhos de ar condicionado utilizam o HCFC R-22 e o HFC R410A. O tipo de fluido refrigerante varia de acordo com modelo e marca de cada aparelho.
Nesta postagem você fica sabendo mais sobre qual o seu aparelho utiliza e se é possível alterá-lo.
Qual fluido refrigerante meu aparelho utiliza? 

Todos os aparelhos de janela, pesquisados pelo portal WebArCondicionado ainda utilizam o R-22.
Os modelos portáteis são os que mais variam o tipo de gás utilizado. O Tango, da Midea, o Ambiente, da Komeco e o portátil da Philco, utilizam o fluido R-22. Já o da Elgin, o Nova, da Springer, e o, Pinguino, da Delongh, utilizam o R410A.
Todos os aparelhos Hi-Wall (não Inverter) das marcas Consul, Electrolux, a Elgin, Philco, LG, Springer Carrier, Comfee ainda utilizam o gás R-22. Já as marcas, Midea, Fujitsu e Panasonic não utilizam em seus aparelhos Split Hi-Wall este gás, apenas o R410A.
Todos os modelos Hi-Wall com a tecnologia Inverter, de todas as marcas, já utilizam o R410A.
Caso seu aparelho utilize o R-22, não há motivo para pânico.
Eu mesmo posso identificar qual fluido ele utiliza?

R22A tendência é que em breve todos os produtos passem para o R410A ou então até para um novo fluido que venha a surgir no mercado, afinal existe um prazo para esta adequação.
Caso não tenha identificado o fluido refrigerante que seu aparelho utiliza no adesivo que geralmente consta na condensadora, os manuais de usuários devem especificar o tipo de gás utilizado. Para saber qual gás é utilizado no seu aparelho, verifique a ficha técnica que a maioria dos manuais possui.
Posso trocar o gás R-22 pelo R410A no meu aparelho?

A resposta para esta pergunta é NÃO. Os fluidos sãoR410Atotalmente diferentes entre si, a pressão é diferente, o óleo do compressor é diferente, então não pode simplesmente tirar o R-22 e colocar o R-410A.
Caso a intenção seja, por algum motivo, essa troca do R-22. retrofit é uma alternativa viável. A Dupont possui alguns fluidos como o MO59 que é possível realizar um retrofit, onde você pode retirar um e colocar o outro, desde que seguindo os passos do manual.
Este gás da Dupont é recomendado para aparelhos janela e splits, desde que sejam com capacidade até 5 TRs. Entre as vantagens deste produto, é que ele não apresenta potencial de degradação da camada deMO59ozônio e sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal. Ele é compatível com os lubrificantes a base de Óleo Mineral (OM), Alquilbenzeno (AB) ou Poliól Éster (POE) e na maioria dos casos, não é necessário substituir o tipo de lubrificante do sistema.
De acordo com a Dupont, “A temperatura de descarga é significativamente menor que o R-22, contribuindo no prolongamento da vida útil do compressor. Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o fluido refrigerante, desde que o sistema esteja com o MO59 e que a carga seja feita na fase líquida”.
Relembrando: Muito cuidado, não retire simplesmente o R-22 e ponha o R-410. No manual da Fujitsu, por exemplo, diz que pode haver até mesmo uma explosão.
Posso reciclar fluidos refrigerantes?
Existem máquinas capazes de reciclar os fluidos refrigerantes. Com uma máquina recolhedora, o gás é encaminhado para um Centro regional de regeneração, onde serão retiradas as impurezas do gás, como partículas, óleo, umidades e gases não condensáveis. No processo de regeneração o fluido contaminado é tratado em equipamento com capacidade para filtrar partículas, retirar umidade e acidez, separar gases não condensáveis e óleo.
Para tornar a sua empresa um centro de recolhimento e reciclagem, você deve solicitar ao ministério do Meio Ambiente, pois para isso é necessário possuir a licença ambiental.

Gomes

Sistema retrofit em aparelhos split

Já comentamos no blog sobre o sistema retrofit em construções. Porém o que muitos desconhecem é que esta prática também pode ser feita especificamente em aparelhos de ar-condicionado que precisam se atualizar. A prática está voltada diretamente para o tipo de fluido refrigerante usado.Estamos falando do sistema retrofit para aparelhos split que nada mais é do que a ?reciclagem? da unidade resfriadora que não possui mais condições de se manter trabalhando. O sistema também é realizado por empresas que buscam atender as legislações vigentes ou que queiram reduzir custos de manutenção e energia. Esta prática visa substituir o antigo fluido refrigerante por um menos nocivo a sua saúde e a do meio ambiente. Ou seja, passar do gás R22 para o R410a ou R407C, por exemplo. Este procedimento está sendo adotado por muitas empresas a fim de atender a substituição dos fluidos e padronizar sistemas se ajustando ao Protocolo de Montreal.
R22 é o gás mais comum dentre os eletrodomésticos. 
Além de estar presente no ar-condicionado você também o encontra em geladeiras industriais e freezeres de açougues, pois possui um alto índice refrigerante. Porém, ele emite CFC (clorofluorcarbonos), substância à base de cloro. Já o R410A e o R407C liberam menos poluentes no ar, causando poucos danos à camada de ozônio, sendo conhecidos como gases ecológicos. O que muita gente não sabe é que hoje já é possível fazer a mudança de gases do seu antigo aparelho refrigerante, substituindo um fluido CFC ou HCFCS, por misturas a base de HCFCS ou HFCS.
Observação: Não é possível simplesmente tirar um tipo de fluido e colocar outro. 
Mudança da unidade líquida resfriadora
Antes de qualquer coisa, é importante que haja verificação se aquele aparelho necessita que se faça essa conversão. Não se trata de qualquer mudança. Existe uma idade padrão para seja realizado o retrofit simplesmente por uma questão ambiental. Geralmente os aparelhos possuem uma vida útil de20 anos. Porém, de acordo com especialistas, uma máquina com mais de 10 anos não tem as devidas recomendações de retrofiação de gás. Isso acontece por que os trocadores de temperatura já estão muito usados e desgastados e se ocorrer apenas a troca do fluido refrigerante, em pouco tempo, na máximo dois anos, poderá haver escapamento de gás. Aparelhos com 20 anos ou mais não podem passar pelo processo pois não terão a mínima chance de ocorrer com perfeição. Neste caso recomenda-se fazer a troca de ar-condicionado.
Como funciona o processo
Antes de começar com o processo, esteja acompanhado de um técnico profissional no assunto, consulte o SAC do fabricante do seu equipamento.
Verificar qual fluido refrigerante se trata. Alguns gases não são possíveis de serem trocados, pois apresentam riscos de flamabilidade. Por exemplo: a substituição de CFC 12 por HFC134a não causaram problemas pois o HFC134a não é um gás inflamável ou tóxico.
Recolher o fluido refrigerante.
Alguns aparelhos não possuem a necessidade da substituição do filtro secador e o óleo compressor. Se tiver que ser trocado, que assim o faça.
Realizar vácuo no sistema e comparar o rendimento.
Fazer o carregamento do novo fluído no aparelho.
Por fim, verifique se o sistema está com o tipo de fluído refrigerante e óleo lubrificante está funcionando.
A escolha do refrigerante alternativo é um passo importante no momento da decisão da troca de fluídos. 
Observa-se quanto a temperatura da evaporação, tipo de compressor, custo da ?mão de obra?, compatibilidade dos gases, filtro secador e isolamento elétrico do motor. Além de se assegurar quanto aspectos em relação às características físico-químicas e toxicológicas de determinadas substâncias.

Gomes

Vácuo aumenta a vida útil do ar-condicionado

Muitos instaladores de ar-condicionado alegam que trabalham com instalação de splits há anos e que nunca fizeram o procedimento de vácuo, e se questionam sobre a obrigatoriedade desse procedimento.
Esse é um assunto polêmico entre os instaladores de ar-condicionado e gera discussões acaloradas nas redes sociais. 
Mas, por que o vácuo é tão importante?
O vácuo é um procedimento de limpeza da tubulaçãodos aparelhos de ar condicionado do tipo split. 
Ele é extremamente importante para eliminar todo tipo de sujeira que pode acumular nessa tubulação, impedindo a entrada de poeira ou outras substâncias que podem danificar o aparelho.
O vácuo também reduz a pressão no sistema fazendo com que a umidade evapore, pois a umidade, se misturada com o gás refrigerante, pode gerar muita acidez, que acabará por danificar o compressor, ou formará blocos de gelo na evaporadora.
Também é recomendado fazer o procedimento de vácuo toda vez que for feita recarga de gás refrigerante
Nesse caso, o vácuo vai eliminar todo o resto de gás antigo.
O vácuo é obrigatório?
Não existe uma lei que diga que o procedimento de vácuo é obrigatório. No entanto, esse procedimento é essencial, indispensável para o bom funcionamento do ar-condicionado, tanto é que a maioria dos manuais (do usuário e de instalação) traz orientações sobre como deve ser feito esse procedimento.
“Sou instalador, não fiz o vácuo mas a máquina funcionou normalmente”.
O setor está cheio de profissionais sem qualificação, que muitas vezes fazem um trabalho de má qualidade prejudicando, principalmente, o consumidor. Se o procedimento de vácuo não for feito o aparelho pode funcionar normalmente por um certo tempo, mas a sua vida útil com certeza será menor. Por exemplo, um ar-condicionado que duraria em média oito anos com uma instalação bem feita, sem o procedimento de vácuo, em pouco tempo ele começará a apresentar problemas.
Dica: Se você quer ser um bom instalador, faça o procedimento de vácuo.
BOMBA DE VÁCUO B42
Você tem algo a acrescentar sobre esse assunto? Deixe sua opinião.
Gomes        pu7imw@ibest.com.br
Gomes  pu7imw@ibest.com

Usando um multímetro e/ ou alicate amperímetro


Muitas pessoas que trabalham com refrigeração tem um certa dificuldade de utilizar um alicate amperímetro. Hoje é um instrumento essencial ao profissional pois permite a ele testar uma série de componentes e realizar medidas elétricas que mostram o correto (ou não) funcionamento do equipamento.
Nesse ponto aqui mostraremos como realizr as leituras mais importantes. Hoje em dia os bons alicates amperímetros na verdade são mutímetros com um recurso a mais: a garra para medir a corrente ("amperagem").

Cuidados com o aparelho

Evite usar o aparelho nas partes dos equipamentos elétricos onde existam altos níveis de tensão e frequência;
Não mantenha o multímetro em locais quentes, úmidos ou onde exista luz solar, pois esta incide diretamente sobre ele;
Assegure-se de que a faixa selecionada é a apropriada para se obter a leitura;
Remova as pontas de prova do circuito que estiver sendo testado antes de acionar a chave seletora;
Todo multímetro/ alicate amperímetro de boa qualidade é provido de um fusível de proteção. 
Caso o aparelho não funcione em nenhuma escala, é provável que o fusível esteja aberto. 
Neste caso, substitua o fusível e tente novamente;
O multímetro/ alicate amperímetro uma das ferramentas mais importante para trabalho de reparação. Portanto, conserve-o sempre em bom estado.

Conhecendo o aparelho

Leitura de corrente
Para medir a corrente alternada, basta colocar a garra do alicate no fio fase, como mostra a figura abaixo.
Utilizamos a escala de 200V somente para medição de tensão abaixo de 220V. 
No caso de dúvida, deixamos na escala de 750V ou 1000V para a sua segurança.

Leitura de tensão - corrente contínua a alternada


No caso de leitura em corrente contínua a ponta de prova deve ser respeitada. 
Coloque a ponta de prova negativa (preto) no chassi (terra), e a ponta de prova positiva (vermelho) no ponto a ser medido. 
No caso de erro de polaridade, aparecerá apenas um sinal negativo (-) no visor, e a tensão medida será normal.
Normalmente utilizamos a escala de tensão ("voltagem") sempre maior do que o que medimos, para que haja precisão e segurança do aparelho. 
Caso contrário, deixe na escala alta e só faça a medição. 
No equipamento digital, se você esquecer de mudar a escala de voltagens, não precisa se preocupar, pois a maioria deles tem circuito de proteção interna.
O único cuidado será observar se a escala está correta ou não, ou seja, a corrente alternada ou a corrente contínua.
No caso de corrente alternada não é preciso respeitar a ponta de prova - os valores serão os mesmo utilizando-se uma ou outra.

Escala de resistência

Sempre que for medir a resistência do resistor, a escala deverá ser sempre maior do que o valor do resistor, por exemplo, se você tem um resistor de 120 OHMS, a escala deverá ser de 200.

Outro exemplo: um resistor de 15KOHMS. A escala de resistência deverá ser de 20K OHMS. 
Atenção: não use a escala em nível muito alto para medir um resistor muito baixo, pois você não conseguirá obter os valores decimais no visor.


Gomes



The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...