domingo, 31 de julho de 2016

1 btus por (metro quadrado) = 1 055,05585 kg / s2
Na hora de comprar um aparelho de ar condicionado a preocupação sempre é a de tornar um determinado ambiente mais confortável para o lazer, descanso, ou trabalho.
Mas qual a capacidade do ar condicionado que poderá climatizar satisfatoriamente este ambiente?
Qual a importância da escolha da capacidade correta?
Dimensionar corretamente a capacidade do aparelho de ar condicionado de acordo com a necessidade do ambiente é essencial para se obter o melhor conforto térmico com o menor gasto de energia elétrica.
A capacidade dos aparelhos de ar condicionado é medida em BTU's (Significa Unidade Térmica Britânica por hora).
Por ser uma unidade britânica não tem nenhuma relação com nosso sistema centigrado, a quantidade de 1 BTU é definida como a quantidade de energia necessária para se elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água em um grau fahrenheit.
Para sabermos a capacidade correta do aparelho de ar condicionado devemos saber quantas pessoas e equipamentos elétricos que emitem calor estarão presentes no ambiente, além disto devemos considerar fatores como o nível de insolação, ou seja, se o ambiente é exposto a no máximo o sol da manhã, ou se nele incide o sol da tarde ou do dia todo.
Podemos determinar a capacidade de BTU's através de uma tabela pronta, ou realizando o cálculo personalizado.
Tendo como base a presença de duas pessoas no ambiente podemos seguir a seguinte tabela: Tamanho do Ambiente Sol de Manhã Sol à Tarde ou o Dia Todo.
Para cada pessoa ou equipamento eletrônico a mais no ambiente acrescentar 600 BTU's.
Se preferir realizar um cálculo mais personalizado pode-se utilizar a regra de 600 BTU's por m² (metro quadrado) para até duas pessoas, e mais 600 BTU's por pessoa ou equipamento que emita calor no ambiente.
Por exemplo, em um quarto de 12m² em que durmam duas pessoas e possua um aparelho de televisão que fica ligado durante boa parte da noite, o cálculo seria: 12m² x 600 = 7200 + 600 = 7800 BTU's. Caso o ambiente sofra com a exposição ao sol, o cálculo deve ser feito com 800 BTU's por metro quadrado para até duas pessoas.
Aparelhos adicionais e outras pessoas continuam acrescentando 600 BTU's ao resultado final.
No exemplo acima teríamos: 12m² x 800 = 9600 + 600 = 10200 BTU's.
A capacidade correta trará como benefício um ambiente mais agradável e economia de energia elétrica, uma vez que o aparelho de ar condicionado poderá interromper seu funcionamento durante uma maior parte do tempo se comparado a um aparelho de menor capacidade para o mesmo ambiente


Gomes

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...