sábado, 26 de novembro de 2011

Dicas sobre compressores de parrafuso..

Dicas sobre compressores de parrafuso..

Apresentamos neste trabalho uma metodologia para o monitoramento de compressores de através da análise de vibração, corrente e temperatura, mostrando suas respectivas freqüências de excitações, os pontos para medição de vibração e principalmente os principais defeitos que aparecem nos compressores de parafusos.
O monitoramento periódico em compressores de parafusos, utilizando o conceito de multiparâmetros, tem se mostrado de muita valia por permitir diagnósticos precisos, controlando variáveis mecânicas, elétricas, de pulsação do ar, de processo e temperatura, levando ao domínio do equipamento e maior disponibilidade do conjunto motor.
O compressor de parafuso é um compressor rotativo, constituído por dois rotores helicoidais chamados rotor macho (convexo) e rotor fêmea (côncavo).
Geralmente, o rotor macho é acionado por um motor e a transmissão é feita por meio de engrenagens , obtendo-se assim uma elevada velocidade do rotor macho.
O gás penetra no espaçamento entre os filetes dos rotores e, através do “engrenamento” desses, vai sendo progressivamente comprimido e transportado até a abertura de descarga.
Não necessita de lubrificação dentro da câmara de compressão, pois não há nenhuma espécie de contato, sendo o ar fornecido isento de óleo
A Manutenção, como os demais setores da indústria, tem exigido constante aprimoramento na qualidade de seus produtos, em face de disputa do mercado.
Nas últimas décadas, esta prática tem obrigado as indústrias cada vez mais reduzirem seus custos operacionais.
Estes custos são afetados pela eficiência de um sistema de manutenção.
As Empresas, através do departamento de manutenção, vem dando todo apoio necessário ao desenvolvimento, aprimoramento e implantação de tecnologias aplicadas à Manutenção dos compressores.
O trabalho tem como objetivo mostrar as três frentes distintas de inspeção usadas nos compressores :
Os compressores estacionários de parafusos, com um estágio, resfriados com água, são acionados por motor elétrico e fornecem ar comprimido isento de óleo.
A potência do motor é transmitida à engrenagem multiplicadora através de um acoplamento flexível.
O elemento compressor é constituído de dois rotores helicoidais de precisão, montados em rolamentos de esferas e de rolos cilíndricos.
O rotor macho é acionado pela transmissão da engrenagem multiplicadora e o rotor fêmea é arrastado pelo ar existente entre o macho e fêmea , que mantém a pequena folga entre os lóbulos dos rotores macho e fêmea.
Geralmente, os rotores machos têm quatro lóbulos e os rotores fêmeas seis, consequentemente, a rotação do rotor macho é 1,5 vezes a rotação do rotor fêmea.
O monitoramento dos compressores utiliza o conceito de multiparâmetros, ou seja, controla toda variável importante que influência no desempenho do equipamento e utiliza a técnica que melhor realça cada tipo de problema, seja ele mecânico ou magnético.
A análise de vibração dos compressores de parafusos exige medidas próximas à fonte de vibração.
Quando as medidas se destinam a um acompanhamento da máquina,  deverão ser marcados e numerados para permitir comparações posteriores, eles também devem ser de fácil acesso.
Neste caso, devemos tomar cuidado com a variação de carga, que altera o nível de vibração.
Os pontos de medição nos elementos compressores são tradicionalmente conhecidos, por estarem preparados pelo fabricante para fixação dos sensores.
No eixo de entrada do compressor, as medições são feitas na direção radial, horizontal e axial, o mais próximo possível do mancal da engrenagem multiplicadora.
O motor elétrico é monitorado por vibração nos dois mancais de rolamentos e por análise de corrente elétrica com alicate amperímetro conectado ao mesmo coletor que mede vibração.
Além do monitoramento citado, são coletados dados operacionais importantes que podem interferir no desempenho do compressor e influenciar até mesmo na vibração.
Foi criado também um controle de amplitude de vibração por componente (frequência), de modo a acompanhar a evolução no tempo dos problemas principais esperados, contando com uma amostragem relevante de dados.
Determinação das Freqüências de Vibração nas Engrenagens do Conjunto .
Frequência de Rotação da Coroa:
É a freqüência em que a coroa gira em torno de seu eixo ou a relação em que um dente da coroa engrena com um dente do pinhão, ou seja, neste caso é a mesma rotação do motor.
Frequência de Rotação do Pinhão:
É a freqüência em que o pinhão gira em torno de seu eixo ou a relação em que um dente do pinhão engrena com um dente da coroa, neste caso é a mesma rotação do macho.
Frequência de Engrenamento:
É a razão em que um par de dentes entra em contato em cada segundo de tempo.
Frequência de Passagem de Fase de Montagem:
É uma subharmônica da freqüência de engrenamento, na qual varia com a montagem.
Ela determina o limite de montagem e principalmente o padrão de desgaste em função da montagem. de um compressor (GA 160).
Resumo de todas as freqüências Frequência de Repetição dos Dentes:
É quando após revoluções da coroa o sistema volta ao mesmo par de dentes que começaram o movimento.
Se um falha existir em ambos os dentes (coroa e pinhão ), um pulso com máxima vibração será notado quando as respectivas falhas do pinhão e da coroa entrarem em contato ao mesmo tempo.
Estas falhas podem ser um resultado do processo de fabricação ou manuseio inadequado. abaixo revela os defeitos mais comuns do motor.

O espectro apresenta a freqüência de ranhura do rotor modulada com 120 Hz, isto pode indicar que há algum problema relacionado com o estator (espiras em curto, perda de isolação, rotor montado excêntrico com relação ao estator, por exemplo).
Identificação das Frequências dos Rolamentos:
Os rolamentos são os suportes dos elementos parafusos do compressor .
Podem ser de rolos e de esferas e de várias marcas (SKF,FAG, etc) .
Freqüências :
Para que haja um melhor entendimento do trabalho é necessário que se faça a apresentação de algumas freqüências fundamentais.
Freqüências de rotação (Fo) – é definida como a rotação da pista em movimento.
Freqüência fundamental da gaiola (FFT) – equivalente a velocidade angular do centro de um único elemento rolante ou rotação da gaiola. Freqüência da pista externa (BPFO) – pode ser definida como a freqüência de passagem dos elementos rolantes sobre um único ponto na pista externa.
Freqüência na pista interna (BPFI) – freqüência de passagem dos elementos rolantes sobre um único ponto da pista interna.
Freqüência do elemento rolante (BSF) – a freqüência do elemento rolante nada mais é do que a velocidade angular do mesmo em torno de seu centro.
As danificações em um rolamento nem sempre significam a falha total do mesmo, mas com certeza uma diminuição de seu desempenho em serviço:
Um mancal somente terá um funcionamento satisfatório, se as condições de serviço e ambientais, e os seus componentes (rolamento, peças contíguas, lubrificação, vedação) estiverem corretamente adequados uns aos outros.
Defeitos nos rolamentos podem ocorrer nas pistas, nos elementos rolantes, na gaiola ou em qualquer combinação destes.
Estes defeitos geram sinais de vibração.
É muito importante que se conheça o tipo de rolamento instalado, porque diferentes tipos de rolamentos podem gerar diferentes sinais dependendo do carregamento, da folga interna e construção.  mostra a freqüência de rotação da coroa modulando a freqüência de engrenamento.
Isso indica que a engrenagem deve estar excêntrica ou com desgaste localizado e distribuído. 
Para avaliar a condição do conjunto motor-compressor são usados os parâmetros :
velocidade ( mm/s –rms) , aceleração ( g’s – pico ) e envelope de aceleração ( ge’s – pico).
A finalidade destes parâmetros ou recursos é que um conjunto motor-compressor sempre possui várias faixas de freqüência de vibração, e cada parâmetro deste é adequado para medir uma certa faixa de freqüência.
Assim, o número de leituras em um motor-compressor está relacionado com o número de pontos, direções e os parâmetros das medidas.
Os níveis de vibração costumam variar em função das condições de operação do equipamento tais como carga, temperatura ambiente ou influência de equipamentos próximos.
Sendo assim, ao monitorar o compressor de parafuso é fundamental que no ato da medição sejam tomados alguns “dados adicionais” que indiquem um valor comparativo para orientar quanto às variações de vibração.
Esses dados se relacionam diretamente com a carga no compressor, dessa forma influindo consideravelmente nos valores da vibração.
A definição dos limites é importante no gerenciamento desta máquina, pois, em função destes é que as decisões são tomadas.
Na realidade, estes limites são faixas válidas e dentro destas faixas o motor-compressor são qualificados quanto à sua condição de estado.  é uma sugestão para níveis de severidade.
Frequência de rotação da coroa .
Folga no mancal da coroa .
Pode aparecer acompanhada de harmônicas (gera uma componente desbalanceamento)
Frequência de engrenamento .
Folgas e desgastes na coroa ou no Altos na frequência de pinhão. engrenamento e harmônicas Frequência de rotação do pinhão .
Folga no mancal da engrenagem do Pode aparecer alto, acompanhada pinhão de suas harmônicas (gera uma componente de desbalanceamento) .
Frequência de rotação do macho e Desbalanceamento do rotor 1X Pode aparecer alto, acompanhada harmônicas Excentricidade do rotor
Elementos montados com tensões harmônicas excessivas.
Freqüência da fêmea e Rotor sujo e oxidado .
Defeitos(desgastes) no Geralmente aparece modulada pela engrenamento rotação (ou harmônicas) da Elementos desalinhados e folgas engrenagem com defeito/desgaste. entre engrenagens .
Defeitos mais comuns no elemento compressor mostra um exemplo do rotor oxidado do elemento compressor: Rotor Oxidado
A verificação contínua da temperatura de um compressor é um dado importantíssimo na manutenção preditiva.
Como é natural, uma alteração qualquer na temperatura de funcionamento de um compressor é indicativo de modificação no comportamento do compressor.
Por tais motivos, a temperatura é um parâmetro que deve ser levado em consideração em todo e qualquer programa de manutenção, em qualquer nível.
A operação ou funcionamento dos compressores são estabelecidos por uma temperatura determinada, quando atingido o equilíbrio térmico, sem o que as dilatações de alguns componentes poderão trazer como conseqüência prejuízos aos demais componentes.  mostra a curva de tendência da temperatura medida em um dos mancais de um compressor de parafuso.
O diagnóstico de problemas em estator ou rotor do motor elétrico pode ser feito pela medição da corrente que alimenta o motor.
Entendemos que a monitoração da corrente elétrica, permite uma avaliação com maior definição e clareza, uma vez que analisa a condição magnética diretamente na fonte geradora de eventual problema.
É uma boa ferramenta para determinar as condições do motor, em relação a sua parte elétrica. mostra o sinais harmônicos da freqüência da rede elétrica em uma das fases que alimento o estator do motor que aciona o compressor.
Espectro de corrente elétrica do estator
Como vimos os resultados que se podem obter com a Análise de Vibração em Compressores de Parafusos são muitos e imediatos.
Usando as curvas de tendências dos parâmetros monitorados e os níveis de alarme, pode-se obter um alto grau de confiabilidade e maior disponibilidade do equipamento.
O desenvolvimento pleno desta técnica estará sempre condicionado ao bom gerenciamento e ao uso de instrumentos e softwares atualizados.

J.P.Gomes

Nenhum comentário:

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...