terça-feira, 7 de agosto de 2018

Como desligar a luz do display do ar-condicionado


Nos últimos tempos recebemos muitos e-mails, mensagens e comentários sobre “como apagar a luz do ar-condicionado?”, nossos leitores se referiam àquela luzinha do display do aparelho mesmo e que às vezes está inserida até no próprio controle.
Analisamos manuais de diversas marcas e a conclusão é de que aparelhos que apresentam essa funcionalidade já vem com uma tecla no controle remoto que pode ser chamada de “Luz”, “Light”, “Display” ou “Apagar Visor”. 
Apenas alguns modelos da LG que não têm o botão no controle, mas existem alguns “atalhos” para que a luz possa ser desligada ou reduzida. Veja abaixo os exemplos que encontramos.

Leia também: Funções do controle remoto de ar-condicionado Split

Como desligar a luz do display do ar-condicionado:

Midea

No controle Midea abaixo, basta ficar pressionando o último botão a direita com o nome de “não pert.”, uma abreviação da famosa Não Perturbe. 
Veja na imagem abaixo:

Consul

Os aparelhos da Consul que possuem essa função costumam utilizar o termo “Apagar visor”, como nos exemplos abaixo.

 Gree

Gree denomina a o botão que liga e desliga a luz como “Light”, como nas imagens abaixo.

Comfee

Nos controle de aparelhos da Comfee, o botão para desligar a luz do display chama-se exatamente: “Display”, como na imagem abaixo.

Carrier

Nos controles de remoto de ar-condicionado da Carrier, o botão que liga e desliga a luz do display é chamado de “Led”, como mostram as imagens abaixo:

Electrolux

Os controles de ar-condicionado da Electrolux utilizam o símbolo de uma lâmpada para identificar o botão de liga e desliga display. 
Veja os modelos abaixo:

Komeco

O controle do ar-condicionado Komeco que mostramos abaixo utiliza o termo “Display” para liga e desligar a luz do visor do aparelho.

Springer

O controle do ar-condicionado Springer utiliza a palavra “Led” juntamente com o ícone de uma lâmpada, como na imagem abaixo.

LG

Os controles da LG apresentam funções diferentes para cada modelo de aparelho, vamos aos exemplos:
Controle LG de ar-condicionado Inverter
Pressione o botão “Light” para ajustar o brilho do display para o nível desejado. 
Em alguns controles de modelos Inverter, não há o botão “Light”, então para ativar a função pressione o botão “V” por 3 segundos.
Controles Convencionais de ar-condicionado LG
Para ajustar o brilho do display, pressione por 3 segundos a tecla “Swing”.
Modelos antigos de aparelhos LG
Para controles de modelos mais antigos de ar-condicionado da marca LG, pressione “2anF”, junto de cliques repetidos na tecla “Auto Clean” para ajustar o brilho do display.

Mas e controles que não contam com teclas “Light”, “Luz”, “Display”, etc..?

A única marca que cita formas alternativas de apagar ou diminuir o brilho do visor do ar-condicionado é a LG, conforme mostramos acima. 
Se você conhece alguma outra alternativa ou código em algum controle, não deixe de nos enviar e compartilhar essa informação.

Mesmo sem a opção, existe alguma coisa que eu possa fazer para desligar essa luz do display?

Bom, sempre existe a forma “alternativa”, ou melhor dizendo, a famosa “gambiarra”, com algum conector da tal luz do visor sendo desconectada. 
Porém, não é uma prática recomendada e pode interferir até mesmo na garantia do produto, portanto: não faça isso.

Luzes piscantes verdes e vermelhas também podem ser eliminadas?

Na verdade, quando as luzes vermelhas e verdes de on/off ficam piscando, está sendo indicado que alguma coisa está errada com o aparelho. 
Nesse caso, veja nossa publicação sobre Códigos de Erro de ar-condicionado para saber o significado de muitos deles.
Tem alguma dica sobre o assunto? Comente aqui embaixo desse texto e compartilhe seu conhecimento conosco. 
Até a próxima!         Gomes

Como tirar o bip do ar-condicionado
  • 30 de maio de 2018
  •  
  • Nenhum Comentário
  • como-tirar-bip-ar-condicionado
    Muitas pessoas têm más experiências com o efeito sonoro que o ar-condicionado faz ao dar algum comando do controle remoto para a unidade interna. 
    É o famoso “bip” – ou beep – que incomoda boa parte de quem utiliza o ar-condicionado e gostaria de se livrar disso, tanto que já recebemos muitos comentários de gente que acabou atrapalhando o sono de outras pessoas ao mexer no ar-condicionado e ele “bipar”, fazendo um barulho alto.
    Pensando em solucionar nisso,  correu atrás de informações sobre como resolver essa situação, assim como já ensinamos como desligar a luz do display do ar-condicionado. Buscamos manuais de diferentes marcas e a conclusão é que, infelizmente, muitas delas ainda não oferecem a opção de tirar o som do bip, mas esperamos que após isso as fabricantes desenvolvam essa possibilidade nos novos modelos de ar-condicionado.
    Por outro lado, nem tudo está perdido para quem tem aparelhos da Samsung, Springer Midea e Electrolux
    Descobrimos como tirar o efeito sonoro dos aparelhos dessas marcas através de comandos no controle remoto de maneira fácil e simples. 
    Veja abaixo os exemplos e solucione seu problema:

    Samsung

    Para tirar o bip do aparelho, localize o botão “2ndf” e pressione-o. Ele fica na parte debaixo do controle remoto, à esquerda, como mostra a imagem abaixo. 
    Depois disso, esse botão irá aparecer no visor do controle. 
    Agora você precisa apertar a tecla “beep off”, apontando sempre para o ar-condicionado. 
    O aparelho vai dar um bip e é isso! Você acaba de desativar o efeito sonoro.
    como-tirar-bip-ar-condicionado-samsung
    Teste para ver se o ar-condicionado não irá fazer mais barulho apertando outros comandos. Se você quiser ativar o bip de volta, basta repetir o mesmo procedimento. 
    Vale lembrar que o controle acima corresponde aos modelos Max Plus da Samsung.

    Springer Midea

    Para quem tem aparelhos Springer Midea, a tecla “Não perturbe” é o grande segredo para tirar o bip do ar-condicionado. 
    Basta pressionar esse botão para desativar o sinal sonoro e também desligar a luz dos LEDs da unidade interna. 
    Além disso, o ventilador é alterado para velocidade baixa, tornando o ambiente mais confortável e tranquilo.
    como-tirar-bip-ar-condicionado-springer-midea
    como-tirar-bip-ar-condicionado-midea-liva
    Para cancelar a função, é só apertar o mesmo botão novamente. Os controles acima são dos modelos Springer Midea e Midea Liva, respectivamente.

    Electrolux

    Assim como nos modelos da Springer Midea, no caso dos aparelhos da Electrolux existe uma única tecla para desativar o bip do ar-condicionado: o botão “Mudo”
    Pressione-o e você irá silenciar o efeito sonoro emitido pela unidade interna ao se comunicar com o controle do ar-condicionado. Veja a imagem:
    como-tirar-bip-ar-condicionado-electrolux
    O controle acima é do modelo EcoTurbo da Electrolux. Para voltar com o bip, basta apertar a mesma tecla.

    Mas e controles que não contam com teclas de bip?

    Como mencionamos no início do texto, nem todos aparelhos de ar condicionado utilizam controle remoto com algum comando para desativar o bip. Você deve estar se perguntando: “Existe algum outro modo para desligar?”
    Pois bem, sempre existe a maneira “alternativa”, ou melhor dizendo, a famosa “gambiarra” para solucionar alguns problemas no ar-condicionado. 
    Não estamos defendendo isso, até porque é uma prática não recomendada e qualquer deslize pode interferir na garantia do aparelho, mas vale lembrar que é possível contornar a situação mexendo diretamente na unidade interna.
    Por exemplo, considerando que o bip vem de dentro dessa unidade, existe a possibilidade de abrir e retirar/desconectar o dispositivo ou fio – dependendo do modelo do ar-condicionado – que emite o bip, ou até mesmo “tampar” sua saída de som. 
    No entanto, se a única alternativa for essa, aconselhamos que entre em contato com algum profissional técnico ou assistência técnica autorizada para fazer esse serviço.
    Gomes

    Como mudar de Fahrenheit para Celsius no Controle do Ar-Condicionado


    fahrenheit-celsius-controle-ar-condicionado
    Chegou até aqui porque percebeu que há algo errado na unidade de temperatura do seu ar-condicionado? 
    Acidentalmente ou de repente pelo fato de você ter apertado algum comando no controle remoto, pode acontecer de você trocar a medida de Celsius para Fahrenheit. Isso pode ser ocasionado também por você simplesmente trocar as pilhas do controle.
    Mas nada está perdido! Veja a seguir algumas soluções para você mudar de volta de Fahrenheit para Celsius e poder regular a temperatura no conforto térmico que você deseja:

    Pressionando comandos nos botões

    Infelizmente são raros os controles que contém um botão exclusivo “°C/°F” para fazer a troca ou então relacionado diretamente à unidade de temperatura. 
    Embora essa ausência, uma das formas mais comuns para ter a unidade em Celsius novamente é bem simples, pressionando alguns botões em específico. 
    Fizemos uma pesquisa aprofundada e encontramos duas possibilidades de solução.
    controle-remoto-ar-condicionado• Botões de temperatura: pressione os dois botões de temperatura (+ e – ou então ^ e v) ao mesmo tempo por pelo menos de 5 a 10 segundos, acionado assim a alteração da unidade. 
    Caso não tenha resultado, tente a próxima alternativa:
    • Botão “Mode” e “+” ou “-”: segure as teclas de modo (“mode”) e “+” simultaneamente. 
    Se não der certo, tente da mesma forma, fazendo a combinação “mode” com o “-” juntas. Algumas marcas alteram a temperatura de Fahrenheit para Celsius e vice-versa dessa forma. 
    TENTE AMBAS AS OPÇÕES COM O APARELHO LIGADO E DESLIGADO.
    Não deu certo? Não se desespere, temos mais algumas indicações:

    Retirando as pilhas

    Como explicamos no início do texto, pode acontecer de a causa do seu controle remoto estar operando em Fahrenheit ser você ter retirado as pilhas e colocado novamente. Levando isso em consideração, repetir essa mesma ação mais uma vez pode fazer a unidade voltar a Celsius.
    Recebemos comentários de usuários que comprovaram ter funcionado com eles.

    Resetando o ar-condicionado

    Caso nenhuma das orientações acima funcione, a última tentativa é resetar o aparelho de ar condicionado. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
    • Clique na tecla reset no controle, caso ela exista;
    • Desligue o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar;
    • Remova as pilhas do controle remoto;
    • Aguarde de 1 a 2 minutos;
    • Religue o disjuntor que protege a alimentação elétrica;
    • Recoloque as pilhas no condicionador de ar;
    • Utilize o controle remoto para ligar o aparelho e regular a unidade de temperatura desejada

    Atenção: 
    O botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas, mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
    Você pode ainda fazer uma consulta no manual do seu aparelho para encontrar a devida informação.
    Conhece mais alguma solução sobre como mudar de Fahrenheit para Celsius no controle do ar-condicionado
    Compartilhe com a gente nos comentários e ajude outras pessoas.

    Gomes

    Como resetar meu aparelho de ar-condicionado


    Todos os dias recebemos diversos contatos de leitores com problemas em seus aparelhos de ar condicionado. 
    Geralmente é algum defeito mesmo, ou falta de limpeza ou manutenção. 
    Mas muitas vezes é apenas alguma desconfiguração ou o que costumamos chamar de pane do sistema eletrônico.
    Essas panes acontecem, principalmente, quando o usuário digita uma sequência de comandos muito rápido, sem esperar a resposta do aparelho. 
    E apesar de ser um susto para quem não está acostumado, isso pode ser resolvido simplesmente resetando o aparelho.

    O que acontece quando eu reseto o ar-condicionado?


    Resetar o ar-condicionado, assim como outros equipamentos eletrônicos, é voltar às configurações iniciais dele, ou seja, a placa eletrônica apaga qualquer configuração criada pelo usuário.
    Se houver uma tecla de reset no controle, é só clicar e pronto. 
    Lembrando que o botão reset não é igual aos outros, ele é um pequeno furo que só é possível de pressionar com a ajuda de uma chave muito fina. 
    Ele pode estar junto aos outros botões ou na parte de trás do controle remoto, atrás das pilhas.
    Porém, nem todos os condicionadores de ar possuem o botão de reset. 
    E é aí que surge a dúvida: existe uma forma de fazer isso sem correr o risco de prejudicar o funcionamento do equipamento? 
    Isso porque muitas pessoas têm receio de mexer ou fazer algo que possa “estragar” o aparelho.
    Então resolvemos dar uma mãozinha, explicando, passo a passo, como resetar o ar-condicionado sem oferecer risco algum para o equipamento.

    Como resetar manualmente o ar-condicionado que não possui o botão reset?

    -Desligar o disjuntor que protege o aparelho;
    -Remover as pilhas do controle remoto;
    -Aguardar de 01 a 02 minutos (algumas fabricantes dizem para aguardar um pouco mais);
    – Ligar novamente o disjuntor do ar-condicionado;
    -Recolocar as pilhas no controle remoto;
    – Ligar o aparelho no controle;
    Pronto, agora o seu ar-condicionado já está pronto para ser colocado no modo de sua preferência, sem nenhuma configuração.
    Após realizar esse procedimento observe o aparelho pelos próximos dias, e se caso o problema persistir, chame um profissional técnico
    E não esqueça de manter os filtros sempre limpos e a manutenção em dia, isso evita problemas maiores no funcionamento do seu ar-condicionado.
    – Quer saber todas as novidades do setor de climatização e não perder as nossas dicas de como usar seu ar-condicionado da melhor forma? 
    Então continue nos acompanhando aqui no blog e também pelas redes sociais, Facebook e Twitter. E para comprar ar-condicionado

    Ar-condicionado desligando sozinho: entenda as causas


    Condicionado recebe diariamente mensagens de consumidores e profissionais questionando sobre aparelhos de ar condicionado que desligam sozinhos. 
    Com o objetivo de desvendar esse “mistério” fomos buscar informações com quem entende do assunto: fabricantes, técnicos e os próprios consumidores (que já passaram por problemas semelhantes e conseguiram resolver).
    Sempre pensando na qualidade da informação, preparamos esse material que irá lhe ajudar a entender o que pode estar ocorrendo com o seu equipamento.

    Função timer ativada

    O aparelho pode estar configurado na função timer para desligar em um determinado horário ou em horários variados e o usuário, por desconhecer o funcionamento dessa função, pode achar que o equipamento está com problema.
    Essa situação é possível de ser resolvida verificando no manual a forma de programar o aparelho para que ele não desligue mais em horários determinados ou resetando o ar-condicionado. 
    “Eu havia comprado meu ar-condicionado Samsung há pouco menos de mês e sem querer, mexendo no controle, programei ele para desligar. 
    Fiquei uma semana achando que o aparelho estava dando defeito até que resolvi ler o manual. 
    Por isso, agora indico, leiam o manual sempre”, 

    Problemas com o controle remoto do ar-condicionado pode estar com defeito

    Esse é um problema mais raro de ocorrer, mas não impossível. 
    Pode ser que o controle remoto esteja emitindo sinais indevidos ao aparelho. Nesse caso deve-se retirar o controle remoto do ambiente em que o ar-condicionado está instalado, ou retirar as pilhas e observar se ele voltará a desligar sozinho. 
    Se o aparelho funcionar normalmente sem desligar com o controle remoto em outro local, quer dizer que o problema está na comunicação entre o controle e o ar-condicionado, pode ser no próprio controle, no sensor infravermelho, ou até mesmo na placa receptora.

    Erro EEPROM

    O problema pode estar também na memória do aparelho e pode estar relacionado ao erro de EEPROM, que causa conflito entre o ar-condicionado e os seus comandos. 
    Quando isso ocorre é preciso entrar em contato com uma assistência técnica autorizada da marca para que o código correto seja configurado na máquina.

    Uso de transformador

    uso de transformadores não é indicado para ligar ar-condicionado. 
    Porém, muitos aparelhos são instalados desta forma. 
    Transformadores quando aquecem muito podem desligar por motivo de segurança.

    Problemas com a unidade externa

    Se o ar-condicionado desliga sozinho repentinamente, pode ser que o problema esteja relacionado a unidade condensadora. 
    Nesse caso, deve-se verificar se o equipamento foi instalado em local com ventilação adequada, pois quando o local não possui ventilação, a capacidade de refrigeração pode ser comprometida e o equipamento pode superaquecer, travando e desligando.

    Motivo técnico mais recorrente

    Mas existe um motivo técnico mais recorrente. 
    “Ele tem um motivo técnico para desligar sozinho, normalmente esse motivo é quando a máquina está sem gás. 
    O compressor tem uma proteção térmica, que ele desliga três vezes, e na terceira vez ele desliga e precisa de reset para ser ligado novamente, daí ele desliga toda a máquina e só volta a ligar se alguém cortar a energia toda dele (reset) e religar a energia. 
    Como se alguém estivesse desligando um disjuntor (vai lá tira da tomada e coloca outra vez), aí ele volta a ligar. 
    Só que o defeito vai acontecer novamente, vão ter dias mais frios que não vai acontecer se ele estiver no limite, vão ter dias mais quentes que vai acontecer”, 
    Gomes

    The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...