quarta-feira, 27 de abril de 2016

O perigo de refrigerantes contaminados

A crescente utilização de fluidos refrigerantes falsos, sem origem conhecida resultou em danos irreparáveis ​​para várias empresas em todo o mundo.
 
DuPont
 
Além de representar um alto potencial de acidentes por causa da possível contaminação de substâncias perigosas pode oferecer rendimentos mais baixos para refrigeração e ar condicionado.
 
embalagens certificadas ou identificado incorretamente podem conter misturas de refrigerantes, que se tornou comum nos últimos meses. 
Em muitos casos, alguns produtos estão registrados em sua composição R-134a quais aproximadamente constitui a 10%, eo resto pertence a outros componentes, como R-40.
 
Quando aplicado ao sistema de arrefecimento, a mistura age de forma diferente do que forma o esperado produto puro e pode causar, entre outras complicações, perda de desempenho do dispositivo ou compartimentos do sistema mesmo de fractura, tais como o compressor.
 
Empreiteiros e técnicos de serviço pode estar em contacto com estes produtos e estão em risco de se tornarem vítimas de irresponsabilidade. 
Um exemplo é o caso publicado em Outubro de 2011, no qual três mortes ocorreram devido a explosões de contêineres refrigerados, dois casos no Vietnã e um no Brasil.
 
De acordo com as investigações dos órgãos competentes e fabricantes de equipamentos, em ambos os casos em que o sistema foi detectada a presença do composto químico R-40 (cloreto de metilo ou cloreto de metilo, CH3Cl).
 
containers refrigerados explosões

Em outubro de 2011, Maersk Line informou o Grupo de Trabalho do Mundo Container do Conselho de Segurança, que tinha levantado três explosões de unidades de refrigeração, sem motivo aparente. As explosões ocorreram no porto de Itajaí (Brasil), onde um trabalhador morreu; no porto de Cat Lai (Vietname), onde dois trabalhadores morreram; a terceira ocorreu no porto de Quingdao (China), neste último não houve vítimas.
 
Depois de uma pesquisa em recipientes que explodiram observou-se que todos tinham de manutenção no Vietnã entre 30 2011 março e abril 25 2011.
 
Centro de Pesquisa de tecnologia de refrigeração em Cambridge mostrou que a causa dessas explosões foi a utilização de refrigerante R-134a contaminado com R-40, um produto químico que foi amplamente utilizado antes como um refrigerante, mas a sua utilização foi interrompido devido à acidentes, pois é um gás tóxico e inflamável. 
O R-40 tem um aspecto muito semelhante ao R-134a fervente, portanto, muito difícil de identificar quando misturado no sistema de arrefecimento.
 
Daikin também realizou uma pesquisa para descobrir a causa das explosões e conteúdo do refrigerante que foi extraído de um achado compressor em quarentena do produto R-40 foi analisada.
 
Como medida preventiva apropriada contentores frigoríficos Maersk Line 844 que podem conter refrigerante contaminado. CMA CGM e APL apropriado 332 103.
 
Desvendando o R-40

cloreto de metilo, também chamado chloromethane, ou apenas R-40 solvente é um gás incolor extremamente inflamável, tóxico e com um odor levemente adocicado.
 
Este gás foi sintetizado pela primeira vez em 1835 pelo químico francês Jean-Baptiste Dumas e Eugene Peligot ebulição uma mistura de metanol, ácido sulfúrico e cloreto de sódio. 
Hoje a maior parte do cloreto de metilo é preparado a partir da reacção de metanol com cloreto de hidrogénio, de acordo com a equação química:
 
CH OH + HCl CH₃Cl + H ^
 
O mais importante de cloreto de metilo é usado hoje como um intermediário químico na produção de polímeros de silicone.
 
Explosões em contêineres refrigerados

O R-40 reage com os componentes do sistema de alumínio, formando trimetilalumínio:
 
2Al + 6CH₃Cl + 6Na Al₂ (CH) 6 + 6NaCl
 
Esta é uma matéria pirofórica que inflama espontaneamente em contacto com o ar. Dentro do sistema de refrigeração está em fase líquida é depositada no cárter do compressor.
 
Eles estão estudando maneiras diferentes para remover com segurança trimetilalumínio de dentro de um circuito de refrigeração, no entanto ainda não há acordo sobre opções viáveis ​​para o fazer.
 
Identificar refrigerantes contaminados

Existem vários dispositivos no mercado que podem identificar refrigerante contaminada, que consistem em misturas diferentes de R-12, 22 R-R-R-40a 134 e cada um com as suas limitações. dispositivos disponíveis são:
Identifica analisador electrónico de refrigerante R-22, R-134a, R-12 e hidrocarbonetos.
VDC (Lee ppm de compostos orgânicos voláteis, incluindo R-40) ultra portátil.
detector de vazamento de halogeneto (detecção qualitativa de compostos de cloro).
 
Devido a este grave problema de qualidade refrigerantes um aviso para as empresas 24 2011 novembro, com algumas orientações sobre como comprar um refrigerante qualidade foi emitido:
Use apenas refrigerantes marcas internacionalmente conhecidas e adquiridas a partir de fontes confiáveis.
Exigir documentação de origem ou certificado de refrigerantes provedor de análise química para cada compra ou de entrega ao número do lote correspondente. 
O 700 AHRI Padrão é uma boa referência para as especificações de pureza de refrigerantes.
inspecionar visualmente toda a demanda recipiente refrigerante. 
Verifique palavras erradas, logotipos ou outras alterações anormais evidentes em parcelas anteriores. 
Não aceite cilindros descartáveis ​​que não estão em suas caixas originais e papelão lacrada.
Desconfie de refrigerantes oferecidos para a venda em preços abaixo da média do mercado. refrigerantes adulterados muitas vezes são oferecidos descontos.
Verifique se o produto que você compra tem o fabricante do selo e, mais importante, certifique-se de que ele não tem qualquer tipo de violação.
Certifique-se de que o rótulo contenha o nome do fabricante, origem, características, composição, nome, endereço, número de telefone, número de lote e de peso líquido. Lembre-se que toda esta informação deve ser em espanhol.
Esteja ciente da carga indicada na embalagem do produto e seu peso real. Muitas vezes, o que é gravado no rótulo não coincide com o valor real do refrigerante no interior do cilindro.

Outros casos de contaminação

Na Austrália, não tem sequer demonstrou a presença desse contaminante em unidades de refrigeração marcas reconhecidas, pedir a retirada dos equipamentos por causa da adulteração. 
Os produtos identificados como R-134a, de facto, conter uma mistura de R-22, R e R-40-142b.
 
Embora o risco é iminente, logo depois, na Austrália, foi relatado em outra aparição no mesmo contexto. vestígios de retornáveis ​​registrado como cloreto de metila cilindros R-134a foram encontrados. 
O fato foi confirmado por Refrigerante Reclaim Austrália (RRA), uma organização sem fins lucrativos criada em Canberra que trabalhou em parceria com a indústria no processo de recuperação e reciclagem de refrigerantes.
 
Além disso, de acordo com a alta penetração de um operador internacional na área de refrigeração e ar condicionado, ACR Notícias anunciou mais um caso de danos causados ​​pelo uso de R-40 que surgiu no Afeganistão maio 2012.
 
A Sociedade Internacional de Engenheiros Automotivos confirmou que os veículos militares das forças armadas do país tinha os sistemas de ar condicionado contaminados com misturas contendo até 30% do R-40, o que representa um perigo para os utilizadores e profissionais de refrigeração e a perda de eficiência do equipamento.
 
Em Julho 2012, mais uma vez, a situação se repete: funcionários aduaneiros na Sérvia, apreendidos recipientes adulterados R-134a que realmente contidas compostos tais como R-12 e 22-R.
 
No mesmo período, um caso semelhante ocorreu também no Quênia. 
O pessoal responsável pela supervisão de marketing na fronteira do país 55 confiscados cilindros, que continham R-12. 
A empresa obteve a aprovação do governo do Quénia para importar R-410A e R-404a. 
No entanto, os testes foram identificados certa quantidade de fluido R-12 misturado com outros componentes de um dos cilindros.
 
De acordo com o Instituto Internacional de Refrigeração (Instituto Internacional de Refrigeração), acredita-se que, em agosto 2012, misturas de R-40 e R-22 foram vendidos a um número de empresas asiáticas responsáveis ​​por causar acidentes no fator de área. 
Além destes, outros eventos semelhantes registrados na Rússia em 2011, envolvem o uso de R-40.
 
Em poucas palavras...

Casos de vítimas que trabalhavam com sistemas que utilizam misturas de refrigerantes contaminados arrefecimento requerem uma atenção especial às questões de segurança, a qualidade dos processos e produtos comercializados em todo o mundo. 
A questão vai além das limitações técnicas relacionadas com o sistema de refrigeração. 
Portanto, é importante comprar sempre produtos de empresas e ao mercado tradicional, informando o seguinte:
rotulagem química em espanhol.
inspeção visual do recipiente.
A selagem do fabricante na embalagem.
Bem como outros elementos descritos no texto.
Assim, o técnico de refrigeração e o utilizador final pode garantir a qualidade e a segurança de processos, e a integridade do equipamento.

Gomes
O Brasil


O Brasil é um grande exportador e importador de produtos congelados.
Uma das maneiras de realizar o processo de transporte de gêneros é armazená-los em contêineres refrigerados e, assim, conservar a temperatura ideal para os alimentos.
Para garantir a movimentação adequada de produtos por meio desses equipamentos, é necessário estar atento ao fluido refrigerante responsável pela manutenção da temperatura dentro do contêiner, a fim de garantir a segurança de usuários e instaladores, bem como um transporte bem sucedido.
Em 2011, investigações comprovaram que o uso de fluidos adulterados foi responsável por causar explosões de unidades refrigeradas da Maersk Line, empresa da área de transporte de contêineres. Após o episódio, que resultou em diversos prejuízos, a Maersk recolheu para verificação um total de 844 contêineres suspeitos de conter substâncias contaminadas.

Casos de sistemas de refrigeração que vitimaram profissionais da área, por conta do uso de fluidos refrigerantes contaminados com misturas inadequadas, chamam a atenção para a problemática da segurança e da qualidade de processos e produtos comercializados em todo o mundo, e reforçam a importância de se utilizar compostos de procedência reconhecida no setor de refrigeração e condicionamento de ar.

Para tanto, a DuPont oferece produtos de qualidade, que prezam pela segurança do usuário e pelo bom desempenho dos equipamentos.
A seguir, confira os fluidos que podem ser utilizados em contêineres refrigerados:

DuPont™ Suva® 404A:
produto sem potencial de degradação da camada de ozônio, esse fluido apresenta baixa toxicidade e não é inflamável.
Sua temperatura de descarga possibilita o prolongamento da vida útil do compressor;


DuPont™ Suva® 134a:

 desenvolvido para substituir o R-12 em sistemas de refrigeração de médias e altas temperaturas de evaporação, esse HFC não terá sua utilização interrompida pelo Protocolo de Montreal, apresenta baixa toxicidade e não é inflamável.
Esse produto, inclusive, é um dos principais alvos de adulterações empreendidas por empresas de origem desconhecida.
O caso mais comum é a contaminação dos cilindros com R-40, o cloreto de metila, um composto químico extremamente inflamável, de acordo com a norma ASHRAE.
Evidências comprovam a importância de se adquirir fluidos de procedência reconhecida.
Para evitar riscos à sua segurança, além de ameaças à integridade dos equipamentos, prefira sempre produtos de qualidade e garanta o sucesso das operações no setor de transporte refrigerado.


Os Perigos do Uso de Fluidos Refrigerantes Adulterados







Por ser responsável pela troca de calor entre um ambiente interno e externo, o fluido refrigerante é fundamental para o funcionamento de um sistema de refrigeração e climatização. 
Sendo assim, a qualidade do produto utilizado torna-se essencial para o bom desempenho do equipamento e segurança dos usuários.
Entretanto, a existência de fluidos refrigerantes de qualidade duvidosa vem crescendo cada vez mais, e isso é muito perigoso. 
Fluidos adulterados são responsáveis pela maior parte das quebras de compressores, aumento de pressão, baixa na produtividade do equipamento, aumento no gasto energético, além de danificarem os sistemas de refrigeração. 
Já foram descobertos no mercado diversos produtos contaminados que foram inclusive a causa de acidentes, alguns resultando, infelizmente, na morte dos profissionais.
Confira abaixo algumas notícias referentes a acidentes envolvendo profissionais do setor por conta da utilização de fluidos refrigerantes de qualidade duvidosa e esteja sempre atento ao produto que utiliza:

Revista Fic Frio
Contaminação de Fluidos Refrigerantes Preocupa Setor HVAC e Exige Tolerância Zero

Empresas adotam medidas para proteger produtos e marcas e alertam usuários sobre riscos atrelados a compostos sem garantia de origem. Clique aqui para conferir a matéria completa.

Ar condicionado de hospital na PB explode e fere técnico de manutenção

Um aparelho de ar condicionado explodiu no Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa, no final da manhã desta quarta-feira (7), deixando o técnico que realizava o serviço com ferimentos graves na cabeça. 
O aparelho era do tipo split, que tem uma parte interna e outra externa. e confira a notícia completa.

Falsificação de R-134a contamina veículos militares no Afeganistão

Foi confirmado pela Sociedade Internacional dos Engenheiros Automotivos que os veículos estavam contaminados com 30% de R-40.

Funcionários aduaneiros quenianos interceptam remessa ilegal de R-12

A notícia trata da apreensão de 55 cilindros de fluidos refrigerantes no Quênia, todos contendo R-12. A empresa responsável pelo ocorrido obteve o aval do governo queniano para importar R-410A e R-404a. 
No entanto, os testes identificaram a presença do fluido R-12, cuja comercialização é ilegal no país.

Vestígios de cloreto de metila são encontrados em cilindro descartável

A notícia fala da substância cloreto de metila encontrada na Austrália em cilindros de identificados como sendo de fluido R-134a. 

Funcionários aduaneiros apreendem R-134a adulterado na Sérvia

A notícia trata da apreensão de cilindros adulterados na Sérvia. 
As embalagens, identificadas como sendo de R-134a, continham, na verdade, uma mistura de compostos, incluindo R-12 e R-22. 

Contêineres da Maersk Line explodem devido ao uso de fluidos adulterados

A explosão de quatro contêineres da Maersk Line, sendo um no Brasil, resultou na morte de uma pessoa. 
As análises apontaram como causa dos acidentes a utilização de fluidos adulterados, tendo sido identificada a presença do R-40 no material recolhido. 

Recall da Heatcraft Austrália devido a unidades com fluidos refrigerantes falsificados

Heatcraft Austrália emitiu um recall de alguns modelos de uma marca de embalagem de unidade de refrigeração Kirby, a qual é fornecida dentro da Austrália, 
devido à suspeita de estarem carregados com fluido refrigerante R-134a falsificado e potencialmente perigoso. 
O comunicado afirmava: "Se o fluido refrigerante falsificado for exposto à atmosfera, 
 há um risco de incêndio por meio de ignição espontânea e um risco de exposição a vapores perigosos.". 
A Chemours, uma das maiores fabricantes de fluidos refrigerantes no mundo, preza pela segurança e eficiência de seus produtos, cumprindo com todas as exigências e normas legais, padrões internacionais, e ainda realiza testes de qualidade para garantir a integridade e rendimento de seus fluidos refrigerantes. 
Além disso, algumas embalagens dos produtos da Chemours ainda contam com o selo holográfico de qualidade, conforme pode ser visualizado a seguir:

DuPont Fluidos Refrigerantes agora é Chemours


The Chemours CompanyA empresa norte-americana DuPont realizou uma nova configuração global de suas divisões de negócios e, desde 1º de julho, a divisão de Especialidades Químicas de Alta Performance da DuPont passou a operar como uma empresa independente de capital aberto, denominada Chemours (pronuncia-se Quemúrs).

A Chemours nasce com a experiência de mais de 200 anos da DuPont, e atuará com o foco no mercado de especialidades químicas, nos segmentos de Tecnologias de Titânio, Produtos Fluorados e Soluções Químicas. A DuPont segue como uma empresa de Ciência Integrada, atuante nos mercados de Agricultura & Nutrição, Biociências Industriais e Materiais Avançados.

Com isso, o segmento de fluidos refrigerantes da DuPont passa a ser da Chemours, combinando sólidos valores corporativos com o foco nos mercados de especialidades químicas. Todos os processos de segurança, tecnologias, patentes, plantas, produtos e suas especificações, bem como os canais de distribuição e os serviços que vinham sendo prestados, permanecem inalterados.

“As mudanças são para trazer uma empresa mais ágil, com processos enxutos e foco na química para melhor atender às necessidades de nossos clientes, mantendo os valores de qualidade e a orientação científica da DuPont” explica Maurício Xavier, diretor do negócio de Fluorquímicos para América Latina.

O executivo reforça que a transição da marca DuPont para a Chemours nas embalagens dos fluidos refrigerantes será feita de forma gradual ao longo de 2015 e 2016. Neste período, a Chemours também vai participar de eventos e feiras de negócios com o intuito de difundir mais informações sobre sua nova plataforma de excelência química.

ISCEON™ MO59 (R-417A)



ISCEON™ MO59 é um fluido refrigerante HFC, de fácil utilização e que não degrada a camada de ozônio. Este produto é alternativo ao R-22 em condicionadores de ar doméstico e comercial de média temperatura.

Classificação ASHRAE: R-417A.
Aplicações
  • Condicionadores de ar de janela (ACJ);
  • Splits.
Nota: Recomenda-se o ISCEON™ MO59 para equipamentos de até 5 TRs.
Benefícios
  • Proporciona Retrofit fácil, rápido e de baixo custo : Mais fácil que o Retrofit com R-407C, pois em geral não requer modificações no sistema;
  • HCF: não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio: Sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal;
  • Compatível com os lubrificantes a base de Óleo Mineral (OM), Alquilbenzeno (AB) ou Poliól Éster (POE): Na maioria dos casos, não é necessário substituir o tipo de lubrificante do sistema;
  • Permite continuar o uso de equipamentos projetados para HCFCs;
  • Temperatura de descarga significativamente menor que o R-22: Possível prolongamento da vida útil do compressor;
  • Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com ISCEON™ MO59 e que a carga seja feita na fase líquida.
Performance Esperada

(Com base em experiências de campo, testes de calorímetro e dados de propriedades termodinâmicas).
Realizando o Retrofit adequadamente, o ISCEON™ MO59 proporciona capacidade de refrigeração necessária na maioria dos sistemas; no entanto, alguns casos podem apresentar uma capacidade reduzida. O ISCEON™ MO59 tem demonstrado economia de energia em alguns sistemas. A performance real dependerá das condições operacionais e do projeto do equipamento.

Considerações para Retrofit

O ISCEON™ MO59 é compatível com lubrificantes a base de OM, AB e POE, onde na maioria dos casos, não é necessário substituir o tipo de lubrificante utilizado atualmente. O retorno do óleo lubrificante é determinado por condições operacionais e de projeto, sendo que em alguns sistemas com configurações complexas de tubulação, pode ser necessário adicionar POE.
Algumas aplicações poderão exigir pequenas alterações durante o Retrofit, por exemplo, substituição de vedações e ajustes/substituição da válvula de expansão.
Consulte as Diretrizes de Retrofit do ISCEON™ MO59 para obter maiores detalhes.

Segurança

Este fluido refrigerante pode ser utilizado com segurança sob condições normais de uso. O ISCEON™ MO59 recebeu a classificação de segurança ASHRAE A1, similar ao R-22 e R-407C. Este fluido não é inflamável e não é tóxico. Consulte a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) para outras informações.
Consulte nossa página Global:


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