O perigo de refrigerantes contaminados
A
crescente utilização de fluidos refrigerantes falsos, sem origem
conhecida resultou em danos irreparáveis para várias empresas em todo o
mundo.
DuPont
Além
de representar um alto potencial de acidentes por causa da possível
contaminação de substâncias perigosas pode oferecer rendimentos mais
baixos para refrigeração e ar condicionado.
embalagens
certificadas ou identificado incorretamente podem conter misturas de
refrigerantes, que se tornou comum nos últimos meses.
Em muitos casos,
alguns produtos estão registrados em sua composição R-134a quais
aproximadamente constitui a 10%, eo resto pertence a outros componentes,
como R-40.
Quando aplicado ao sistema de
arrefecimento, a mistura age de forma diferente do que forma o esperado
produto puro e pode causar, entre outras complicações, perda de
desempenho do dispositivo ou compartimentos do sistema mesmo de
fractura, tais como o compressor.
Empreiteiros e
técnicos de serviço pode estar em contacto com estes produtos e estão em
risco de se tornarem vítimas de irresponsabilidade.
Um exemplo é o caso
publicado em Outubro de 2011, no qual três mortes ocorreram devido a
explosões de contêineres refrigerados, dois casos no Vietnã e um no
Brasil.
De acordo com as investigações dos órgãos
competentes e fabricantes de equipamentos, em ambos os casos em que o
sistema foi detectada a presença do composto químico R-40 (cloreto de
metilo ou cloreto de metilo, CH3Cl).
containers refrigerados explosões
Em
outubro de 2011, Maersk Line informou o Grupo de Trabalho do Mundo
Container do Conselho de Segurança, que tinha levantado três explosões
de unidades de refrigeração, sem motivo aparente. As explosões ocorreram
no porto de Itajaí (Brasil), onde um trabalhador morreu; no porto de
Cat Lai (Vietname), onde dois trabalhadores morreram; a terceira ocorreu
no porto de Quingdao (China), neste último não houve vítimas.
Depois
de uma pesquisa em recipientes que explodiram observou-se que todos
tinham de manutenção no Vietnã entre 30 2011 março e abril 25 2011.
Centro
de Pesquisa de tecnologia de refrigeração em Cambridge mostrou que a
causa dessas explosões foi a utilização de refrigerante R-134a
contaminado com R-40, um produto químico que foi amplamente utilizado
antes como um refrigerante, mas a sua utilização foi interrompido devido
à acidentes, pois é um gás tóxico e inflamável.
O R-40 tem um aspecto
muito semelhante ao R-134a fervente, portanto, muito difícil de
identificar quando misturado no sistema de arrefecimento.
Daikin
também realizou uma pesquisa para descobrir a causa das explosões e
conteúdo do refrigerante que foi extraído de um achado compressor em
quarentena do produto R-40 foi analisada.
Como
medida preventiva apropriada contentores frigoríficos Maersk Line 844
que podem conter refrigerante contaminado. CMA CGM e APL apropriado 332
103.
Desvendando o R-40
cloreto
de metilo, também chamado chloromethane, ou apenas R-40 solvente é um
gás incolor extremamente inflamável, tóxico e com um odor levemente
adocicado.
Este gás foi sintetizado pela primeira
vez em 1835 pelo químico francês Jean-Baptiste Dumas e Eugene Peligot
ebulição uma mistura de metanol, ácido sulfúrico e cloreto de sódio.
Hoje a maior parte do cloreto de metilo é preparado a partir da reacção
de metanol com cloreto de hidrogénio, de acordo com a equação química:
CH OH + HCl CH₃Cl + H ^
O mais importante de cloreto de metilo é usado hoje como um intermediário químico na produção de polímeros de silicone.
Explosões em contêineres refrigerados
O R-40 reage com os componentes do sistema de alumínio, formando trimetilalumínio:
2Al + 6CH₃Cl + 6Na Al₂ (CH) 6 + 6NaCl
Esta
é uma matéria pirofórica que inflama espontaneamente em contacto com o
ar. Dentro do sistema de refrigeração está em fase líquida é depositada
no cárter do compressor.
Eles estão estudando
maneiras diferentes para remover com segurança trimetilalumínio de
dentro de um circuito de refrigeração, no entanto ainda não há acordo
sobre opções viáveis para o fazer.
Identificar refrigerantes contaminados
Existem
vários dispositivos no mercado que podem identificar refrigerante
contaminada, que consistem em misturas diferentes de R-12, 22 R-R-R-40a
134 e cada um com as suas limitações. dispositivos disponíveis são:
Identifica analisador electrónico de refrigerante R-22, R-134a, R-12 e hidrocarbonetos.
VDC (Lee ppm de compostos orgânicos voláteis, incluindo R-40) ultra portátil.
detector de vazamento de halogeneto (detecção qualitativa de compostos de cloro).
Devido
a este grave problema de qualidade refrigerantes um aviso para as
empresas 24 2011 novembro, com algumas orientações sobre como comprar um
refrigerante qualidade foi emitido:
Use apenas refrigerantes marcas internacionalmente conhecidas e adquiridas a partir de fontes confiáveis.
Exigir
documentação de origem ou certificado de refrigerantes provedor de
análise química para cada compra ou de entrega ao número do lote
correspondente.
O 700 AHRI Padrão é uma boa referência para as
especificações de pureza de refrigerantes.
inspecionar
visualmente toda a demanda recipiente refrigerante.
Verifique palavras
erradas, logotipos ou outras alterações anormais evidentes em parcelas
anteriores.
Não aceite cilindros descartáveis que não estão em suas
caixas originais e papelão lacrada.
Desconfie de refrigerantes
oferecidos para a venda em preços abaixo da média do mercado.
refrigerantes adulterados muitas vezes são oferecidos descontos.
Verifique
se o produto que você compra tem o fabricante do selo e, mais
importante, certifique-se de que ele não tem qualquer tipo de violação.
Certifique-se
de que o rótulo contenha o nome do fabricante, origem, características,
composição, nome, endereço, número de telefone, número de lote e de
peso líquido. Lembre-se que toda esta informação deve ser em espanhol.
Esteja
ciente da carga indicada na embalagem do produto e seu peso real.
Muitas vezes, o que é gravado no rótulo não coincide com o valor real do
refrigerante no interior do cilindro.
Outros casos de contaminação
Na
Austrália, não tem sequer demonstrou a presença desse contaminante em
unidades de refrigeração marcas reconhecidas, pedir a retirada dos
equipamentos por causa da adulteração.
Os produtos identificados como
R-134a, de facto, conter uma mistura de R-22, R e R-40-142b.
Embora
o risco é iminente, logo depois, na Austrália, foi relatado em outra
aparição no mesmo contexto. vestígios de retornáveis registrado como
cloreto de metila cilindros R-134a foram encontrados.
O fato foi
confirmado por Refrigerante Reclaim Austrália (RRA), uma organização sem
fins lucrativos criada em Canberra que trabalhou em parceria com a
indústria no processo de recuperação e reciclagem de refrigerantes.
Além
disso, de acordo com a alta penetração de um operador internacional na
área de refrigeração e ar condicionado, ACR Notícias anunciou mais um
caso de danos causados pelo uso de R-40 que surgiu no Afeganistão maio
2012.
A Sociedade Internacional de Engenheiros
Automotivos confirmou que os veículos militares das forças armadas do
país tinha os sistemas de ar condicionado contaminados com misturas
contendo até 30% do R-40, o que representa um perigo para os
utilizadores e profissionais de refrigeração e a perda de eficiência do
equipamento.
Em Julho 2012, mais uma vez, a
situação se repete: funcionários aduaneiros na Sérvia, apreendidos
recipientes adulterados R-134a que realmente contidas compostos tais
como R-12 e 22-R.
No mesmo período, um caso
semelhante ocorreu também no Quênia.
O pessoal responsável pela
supervisão de marketing na fronteira do país 55 confiscados cilindros,
que continham R-12.
A empresa obteve a aprovação do governo do Quénia
para importar R-410A e R-404a.
No entanto, os testes foram identificados
certa quantidade de fluido R-12 misturado com outros componentes de um
dos cilindros.
De acordo com o Instituto
Internacional de Refrigeração (Instituto Internacional de Refrigeração),
acredita-se que, em agosto 2012, misturas de R-40 e R-22 foram vendidos
a um número de empresas asiáticas responsáveis por causar acidentes
no fator de área.
Além destes, outros eventos semelhantes registrados na
Rússia em 2011, envolvem o uso de R-40.
Em poucas palavras...
Casos
de vítimas que trabalhavam com sistemas que utilizam misturas de
refrigerantes contaminados arrefecimento requerem uma atenção especial
às questões de segurança, a qualidade dos processos e produtos
comercializados em todo o mundo.
A questão vai além das limitações
técnicas relacionadas com o sistema de refrigeração.
Portanto, é
importante comprar sempre produtos de empresas e ao mercado tradicional,
informando o seguinte:
rotulagem química em espanhol.
inspeção visual do recipiente.
A selagem do fabricante na embalagem.
Bem como outros elementos descritos no texto.
Assim,
o técnico de refrigeração e o utilizador final pode garantir a
qualidade e a segurança de processos, e a integridade do equipamento.
Gomes