segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Fluidos refrigerantes da Dupont. Na Climoar Refrigeração você acha todos gases refrigerantes da linha SUVA.

 
DuPont Suva® 408A

O gás refrigerante Suva® 408A é um HCFC desenvolvido para Retrofit do R-502, para equipamentos de refrigeração comercial já existentes, de baixas e médias temperaturas de evaporação. É também uma opção ao Suva® HP80, onde são necessárias pressões de trabalho mais baixas, tais como antigos equipamentos, com capacidade de condensação limitada.

Classificação ASHRAE: R-408A
Aplicações
Refrigeração comercial.
Benefícios
Permite utilizar equipamentos existentes;
Possibilita a redução de 10 a 25% em relação à carga original com R-502;
Não é necessária a troca do óleo lubrificante e do dispositivo de expansão;
HCFC: apresenta um baixo potencial de degradação da camada de ozônio;
Baixa toxicidade, similar ao R-502;
Não é inflamável.
Performance Esperada
A utilização do óleo lubrificante alquilbenzeno é recomendada para um melhor retorno de óleo no compressor.
Uma única troca de óleo para AB possibilita remover de 50% a 80% do óleo mineral remanescente, o que satisfaz as recomendações da maioria dos compressores.

Considerações para o Uso
O Suva® 408A é compatível com lubrificantes a base de alquilbenzeno (AB) e de óleo mineral (OM).
É importante verificar se o Suva® 408A é compatível com os materiais/componentes do sistema de refrigeração.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 408A e que a carga seja feita na fase líquida.
 


DuPont Suva® MP39
O fluido refrigerante Suva® MP39 é um HCFC desenvolvido para substituir o R-12 em equipamentos de refrigeração novos ou existentes, de baixas e médias temperaturas de evaporação (acima de -26ºC). Também pode ser uma opção para Retrofit.
Classificação ASHRAE: R-401A
Aplicações
Refrigeração Doméstica e Comercial.
Benefícios
Trabalha dentro de toda a faixa de operação do R-12, apresentando melhor capacidade quando a temperatura de evaporação estiver acima de -26ºC;
Em caso de Retrofit, não é necessário trocar o óleo lubrificante e o dispositivo de expansão;
HCFC: Produto de acordo com as legislações ambientais vigentes;
Baixa toxicidade, similar ao R-12;
Não inflamável.
Performance Esperada
O Suva® MP39 apresenta uma capacidade de refrigeração ligeiramente mais alta e um coeficiente de desempenho equivalente em comparação com o CFC-12.
Muitos equipamentos têm sido convertidos para o Suva® MP39, proporcionando uma redução no consumo de energia e aumento na capacidade do equipamento.
 


Suva® 123 (R-123)
Suva® 123 é um fluido refrigerante HCFC, alternativo ao R-11 em centrífugas de baixa pressão. É indicado para realização de Retrofit, e para utilização em equipamentos novos de médias e altas temperaturas de evaporação.

Classificação ASHRAE: R-123
Aplicações
Chiller Centrífugo de Baixa Pressão.
Benefícios
Equipamentos originalmente desenvolvidos para trabalhar com o Suva® 123 proporcionam excepcional capacidade e eficiência energética, garantindo baixo custo operacional em equipamentos novos;
Pode ser utilizado em Retrofit de sistemas existentes de R-11;
Em caso de Retrofit, não é necessária a troca do óleo lubrificante e do dispositivo de expansão;
HCFC: apresenta um baixo potencial de degradação da camada de ozônio;
Baixa toxicidade, similar ao R-11;
Não é inflamável.
Performance Esperada
O Suva® 123 oferece a melhor eficiência teórica entre as várias alternativas para uso em Chillers. Produz aproximadamente as mesmas pressões e temperaturas operacionais apresentadas pelo CFC-11.
Entretanto, em caso de Retrofit, os chillers não modificados terão uma menor capacidade de refrigeração e eficiência equivalente ou menor com o HCFC-123 que com o CFC-11.
De maneira geral, as diferenças em capacidade e eficiência dependerão da seleção de componentes do sistema e condições operacionais do sistema original.
Considerações para o Uso

Operam com lubrificantes a base de óleo mineral (OM) ou alquilbenzeno (AB). Em geral, os lubrificantes utilizados com o CFC-11 apresentam um desempenho satisfatório com o HCFC-123 em sistemas operacionais.
Em equipamentos existentes é possível instalar componentes mecânicos otimizados para o HCFC-123, a fim de manter a capacidade total após o Retrofit.
Quando utilizado como substituto do R-11, principalmente em equipamentos com mais de 8 anos, modificações são normalmente necessárias para aumentar a capacidade e evitar incompatibilidade de materiais (principalmente elastômeros).
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 123.
 


Suva® 95 (R-508B)
O Suva® 95 é um fluido refrigerante PFC, que não degrada a camada de ozônio. Foi desenvolvido para substituir o R-13, R-23 e R-503 para aplicações de baixíssima temperatura (abaixo de - 40°C). É indicado para realização de Retrofit, e para utilização em equipamentos novos.
Classificação ASHRAE: R-508B
Aplicações
Sistemas em cascata:
Câmaras de teste ambiental;
Freezer de temperatura constante muito baixa;
Refrigeração de processo.
Benefícios
É um excelente fluido refrigerante para aplicações em refrigeração com temperaturas muito baixas (abaixo de - 40°C) onde segurança e consistência de desempenho são necessárias;
Pode ser utilizado para Retrofit em sistemas projetados para o R-503 e na maioria dos sistemas existentes com R-13 se os procedimentos apropriados forem seguidos;
Proporciona uma capacidade de resfriamento 30% maior do que o R-13, sendo um substituto perfeito ao R-23, uma vez que oferece capacidade e eficiência mais altas que o mesmo;
A temperatura de descarga do compressor é significativamente mais baixa do que a temperatura de compressores que utilizam o R-23;
PFC: não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio: Sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal;
Baixa toxicidade, similar ao R-13, R-23 e R-503;
Não é inflamável.
Performance Esperada
O Suva® 95 oferece excelentes características de operação quando comparado com o R-503 e R-13. Seus valores de eficiência e capacidade são quase equivalentes aos R-503 e superiores aos do R-13. Possui temperaturas de descarga inferiores às do R-23, o que pode prolongar a vida útil do compressor e melhorará estabilidade do lubrificante.
Considerações para o Uso
O Suva® 95 é compatível apenas com os lubrificantes a base de poliól éster (POE). Em caso de Retrofit, o óleo mineral deverá ser substituído, e seus resíduos não poderão ultrapassar a 5%, o que pode exigir três ou mais trocas do lubrificante poliól éster (POE).
 


Suva® 134a (R-134a)
gás refrigerante Suva® 134a é um HFC, que não degrada a camada de ozônio, desenvolvido para substituir o R-12 em sistemas de refrigeração de médias e altas temperaturas de evaporação  (acima de – 7º C).
Sua utilização é indicada preferencialmente para equipamentos novos; porém, pode ser uma opção para Retrofit*.
Classificação ASHRAE: R-134a
Aplicações
Equipamentos de Refrigeração Doméstica, Comercial e Industrial;
Condicionador de ar automotivo;
Chiller.
Benefícios
É indicado para aplicação em condicionador de ar automotivo;
A temperatura de descarga do compressor é significativamente mais baixa quando comparada à do R-12;
HFC: não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio: 
Sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal;
Baixa toxicidade, similar ao R-12;
Não é inflamável.
Considerações para o Uso
Todos os sistemas que trabalham com HFC-134a podem utilizar lubrificantes a base de poliól éster (POE). 
Em sistemas de condicionadores de ar automotivos também é possível a utilização de lubrificantes a base de polialquileno glicol (PAG).
Em determinados casos são necessárias mudanças no projeto dos equipamentos para otimizar o desempenho do fluido.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 134a.
Exige troca do tipo de lubrificante e do dispositivo de expansão.
 


Suva® 404A (R-404A)
O Suva® 404A é um fluido refrigerante a base de hidrofluorcarboneto (HFC), fluido que não degrada a camada de ozônio. É indicado para a substituição do R-502 em equipamentos novos que possuam baixa temperatura de evaporação.
Classificação ASHRAE: R-404ª
Aplicações

Refrigeração Comercial e Industrial.
Benefícios
Oferece as melhores propriedades quando comparado com o R-502.
Sua temperatura de descarga possibilita o prolongamento da vida útil do compressor;
HFC: não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio: Sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal;
Baixa toxicidade, similar ao R-502;
Não inflamável.
Performance Esperada
O Suva® 404A oferece as melhores propriedades quando comparado com o R-502. Os valores de capacidade de refrigeração e eficiência energética devem ser equivalentes aos do R-502, e as temperaturas de descarga do compressor podem ser até 9°C mais baixas que o R-502, o que pode propiciar a uma vida mais longa do compressor e uma melhor estabilidade do lubrificante.
As características de transferência de calor do Suva® 404A são melhores que as do R-502, de modo que qualquer perda na eficiência do compressor pode ser compensada pelas melhorias na transferência de calor.
Considerações para o Uso

O Suva® 404A é compatível apenas com os lubrificantes a base de poliól éster (POE).
Além de ser uma alternativa para todas as aplicações do R-502, o Suva® 404A também pode ser utilizado para realização de Retrofit* quando os HFCs forem desejados.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 404A e que a carga seja feita na fase líquida.
Exige troca de lubrificante e do dispositivo de expansão.
 


Suva® 407C (R-407C)
gás refrigerante Suva® 407C é uma mistura de três fluidos refrigerantes à base de hidrofluorcarbono (HFC), que não degrada a camada de ozônio. Foi desenvolvido para a substituição do R-22, em equipamentos novos de média e alta temperatura de expansão. Também pode ser uma opção para Retrofit*.
Classificação ASHRAE: R-407C
Aplicações

Condicionador de Ar Doméstico e Comercial;
Bomba de calor;
Chiller recíproco.
Benefícios

É indicado para aplicação de baixa temperatura onde é necessário uma maior capacidade;
HFC: não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio: 
Sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal;
Baixa toxicidade, similar ao R-22;
Não é inflamável.
Performance Esperada

Considerando a capacidade e a eficiência energética, o fluido refrigerante Suva® 407C tem um desempenho similar ao do R-22 sob temperaturas de evaporação na faixa de -7 a 10°C.
Considerações para o Uso

O Suva® 407C é compatível apenas com os lubrificantes a base de Poliól éster (POE).
É recomendável verificar as orientações dos fabricantes do equipamento quanto ao tipo de óleo e carga ideal.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 407C e que a carga seja feita na fase líquida.

 


Suva® 409A (R-409A)
O gás refrigerante Suva® 409A é um HCFC desenvolvido para substituir o R-12 em equipamentos de refrigeração novos ou existentes, de baixas e médias temperaturas de evaporação (acima de – 26ºC). Também pode ser uma opção para Retrofit*.
Classificação ASHRAE: R-409A
Aplicações

Refrigeração Doméstica e Comercial:
Refrigeradores domésticos;
Balcões frigoríficos;
Bebedouros.
Benefícios

Trabalha dentro de toda a faixa de operação do R-12, apresentando melhor capacidade quando a temperatura do evaporador estiver acima de – 26°C;
Permite utilizar equipamentos existentes;
Em caso de Retrofit, não é necessária a troca do óleo lubrificante e do dispositivo de expansão.
HCFC: apresenta um baixo potencial de degradação da camada de ozônio;
Baixa toxicidade, similar ao R-12;
Não é inflamável.
Performance Esperada
Em comparação com o CFC-12 o Suva® 409A apresenta uma capacidade de refrigeração ligeiramente mais alta e um coeficiente de desempenho equivalente.
Considerações para o Uso

O Suva® 409A é compatível com lubrificantes a base de alquilbenzeno (AB) e de óleo mineral (OM).
É importante verificar se o Suva® 409A é compatível com os materiais/componentes do sistema de refrigeração.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 409A e que a carga seja feita na fase líquida.

 


Suva® 410A (R-410A)
O gás refrigerante Suva® 410A, disponível  em embalagens de 11,34 e 5kg, é uma mistura de dois fluidos refrigerantes a base de hidrofluorcarbono (HFC), que não degrada a camada de ozônio. 
Foi desenvolvido para substituir o R-22 em equipamentos novos, de médias e altas temperaturas de evaporação, projetados exclusivamente para trabalhar com o R-410A.
Classificação ASHRAE: R-410A
Aplicações
Condicionador de Ar Doméstico;
Bomba de Calor;
Refrigeração Comercial.
Benefícios
Equipamentos desenvolvidos para trabalhar com o Suva® 410A possuem capacidade superior a equipamentos projetados para trabalhar com o R-22;
HFC: não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio: Sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal;
Baixa toxicidade, similar ao R-22;
Não é inflamável.
Performance Esperada

Equipamentos desenvolvidos para trabalhar com o Suva® 410A possuem um desempenho 60% superior a equipamentos similares, os quais utilizam o R-22.
O Suva® 410A apresenta pressão e capacidade de refrigeração significativamente mais altas que o HCFC-22.
Considerações para o Uso
O Suva® 410A é compatível apenas com lubrificantes a base de Poliól éster (POE).
É recomendável verificar as orientações dos fabricantes do equipamento quanto ao tipo de óleo e carga ideal.
Devido às pressões significativamente mais altas do Suva® 410A em comparação com o HCFC-22, um compressor típico projetado para o HCFC-22 não pode ser utilizado com o Suva® 410A.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 410A e que a carga seja feita na fase líquida.

 


Suva® 507 (R-507)
O gás refrigerante Suva® 507 é a mistura dos hidrofluorcarbonetos HFC-125 e HFC-143a, fluidos que não degradam a camada de ozônio.
Indicado para substituir o R-502 em sistemas de refrigeração, deve ser utilizado preferencialmente em equipamentos novos que apresentem baixa temperatura de evaporação.
Classificação ASHRAE: R-507
Aplicações
Refrigeração Comercial e Industrial.
Benefícios
Possui uma menor temperatura de descarga, o que pode prolongar a vida útil do compressor;
HFC: não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio: 
Sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal;
Baixa toxicidade, similar ao R-502;
Não é inflamável.
Performance Esperada

O R-507 manterá sua composição consistente se ocorrer vazamento em sistema de refrigeração, o que significa que o desempenho operacional permanecerá constante e estável após ciclos de vazamento/recarga.
O Suva®  507 trabalha dentro de toda faixa de operação do R-502. 
Apresenta temperatura de descarga do compressor até 7,4K mais baixa do que com o R-502.
Considerações para o Uso
O Suva® 507 deve ser utilizado apenas com lubrificantes a base de poliól éster (POE).
Misturas R-507/lubrificante POE apresentam miscibilidade melhor do que as R-502/óleo mineral em temperaturas baixas, o que ajuda no retorno de óleo em aplicações de baixa temperatura.
Para efetuar carregamento, a fase líquida deve ser removida do cilindro de armazenamento a fim de minimizar alterações de composição.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 507 e que a carga seja feita na fase líquida.

 


Suva® HP80 (R-402A)
O gás refrigerante Suva® HP80 é um fluido refrigerante a base de HCFC desenvolvido pela DuPont, indicado para a substituição do R-502, em equipamentos novos ou existentes de baixas e médias temperaturas de evaporação (acima de – 26°C). Pode ser uma opção para Retrofit*.
Classificação ASHRAE: R-402A
Aplicações
Refrigeração Comercial e Industrial.
Benefícios
O Suva® HP80 oferece temperaturas de descarga do compressor equivalentes ao R-502, com capacidade aprimorada em comparação com o R-502, e uma eficiência energética teórica ligeiramente menor;
É alternativo a todas as aplicações do R-502;
Sua menor temperatura de descarga possibilita o prolongamento da vida útil do compressor;
Em caso de Retrofit, não é necessária a troca do óleo lubrificante e do dispositivo de expansão;
HCFC: apresenta um baixo potencial de degradação da camada de ozônio;
Baixa toxicidade, similar ao R-502;
Não é inflamável.
Performance Esperada
Os fluidos refrigerantes Suva® HP oferecem uma excelente capacidade de refrigeração e eficiência energética.
O Suva® HP80 oferece temperaturas de descarga equivalentes ao R-502, com desempenho de refrigeração aprimorado em comparação com o 
R-502, e uma eficiência energética teórica ligeiramente menor.
Considerações para o Uso
O Suva® HP80 pode ser utilizado com lubrificantes a base de óleo mineral (OM) ou alquilbenzeno (AB).
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® HP80 e que a carga seja feita na fase líquida.

 


Suva® HP81 (R-402B)

O Suva® HP81 é um Fluido Refrigerante a base de HCFC desenvolvido pela DuPont, indicado para a substituição do R-502, em equipamentos existentes de baixas e médias temperaturas de evaporação (temperaturas acima de –26°C). Pode ser uma opção para Retrofit*.
Classificação ASHRAE: R-402B
Aplicações
Refrigeração Comercial e Industrial.
Benefícios

O Suva® HP81 proporciona uma maior eficiência e capacidade energética em sistemas, onde temperaturas de descarga mais altas não criem dificuldades operacionais;
Mais apropriado para sistemas de temperatura média com máquinas de gelo.
Possui temperatura de descarga mais baixa que a do R-502, o que pode prolongar a vida útil do compressor;
HCFC: apresenta um baixo potencial de degradação da camada de ozônio;
Baixa toxicidade, similar ao R-502;
Não é inflamável.
Performance Esperada
O Suva® HP81 oferece a maior eficiência energética em comparação com o R-502, com uma capacidade de refrigeração ligeiramente melhor. No entanto, a maior quantidade de HCFC-22 na composição do Suva® HP81, resulta em uma maior temperatura de descarga do compressor até 14K mais alta. 
Isto torna o Suva® HP81 mais apropriado para sistemas de temperatura média, como máquinas de gelo.
É utilizado preferencialmente em situações em que uma maior eficiência e capacidade energética forem necessárias e onde temperaturas de descarga mais altas não criem dificuldades operacionais.
Considerações para o Uso

O Suva® HP81 é compatível com os lubrificantes a base de óleo mineral (OM) ou alquibenzeno (AB).
A experiência em campo demonstrou que o Suva® HP81 funciona de maneira bem-sucedida com óleo mineral em muitos sistemas nos quais o retorno do óleo não é um problema.
É recomendável verificar as orientações dos fabricantes do equipamento quanto ao tipo de óleo e carga ideal.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® HP81 e que a carga seja feita na fase líquida.

 


Suva® MP66 (R-401B)
O Suva® MP66 é um fluido refrigerante HCFC, alternativo ao R-500 em equipamentos de baixa temperatura de evaporação (abaixo de –26°C).
Pode ser utilizado em equipamentos novos ou existentes, além de ser uma opção para Retrofit do R-12 em equipamentos que foram projetados para o R-500.
Classificação ASHRAE: R-401B
Aplicações

Freezers de Alta Capacidade;
Transporte de Refrigeração;
Substitui o R-12 em baixa temperatura.
Benefícios
É o fluido refrigerante indicado para aplicação de baixa temperatura onde é necessário uma maior capacidade;
Trabalha dentro de toda a faixa de operação do R-500, apresentando um melhor desempenho quando a temperatura do evaporador estiver acima de -26°C;
Em caso de Retrofit, não é necessária a troca do óleo lubrificante e do dispositivo de expansão;
Baixa toxicidade, similar ao R-500;
Não é inflamável.
Performance Esperada

Apesar de sua aplicação ser mais indicada para equipamentos novos, o Suva® MP66 proporciona um rendimento comparável a do CFC-12 no Retrofit de sistemas que contenham este produto, e que operam com baixas temperaturas de evaporação, tornando-o apropriado para uso em transporte refrigerado e congeladores domésticos/comerciais.
Considerações para o Uso

O Suva® MP66 é compatível com os lubrificantes a base de óleo mineral (OM) e alquilbenzeno (AB). 
É importante verificar se o Suva® MP66 é compatível com os materiais/componentes do sistema de refrigeração.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® MP66 e que a carga seja feita na fase líquida.

Gomes

Tipos de compressores utilizados em ar-condicionado

compressor de ar-condicionadoO compressor é a principal peça do ar-condicionado (e também a mais cara), é o equipamento responsável pela alteração da temperatura do ar, promovendo o aquecimento ou a refrigeração do ambiente. Sua função é receber e comprimir o fluido refrigerante vindo da evaporadora, elevando a pressão do gás e a temperatura nesse processo. Após deixar o compressor, o gás passa novamente pelo condensador onde então é feita a troca de calor com o ambiente.
Existem vários tipos de compressores, mas somente cinco deles são utilizados na climatização, sendo o alternativo e o rotativo os tipos mais usados nos aparelhos de ar-condicionado residenciais. Confira:
Compressor Rotativo
O rotativo é o mais econômico e silencioso dos compressores. Sua grande eficiência em energia ocorre pelo ar que é comprimido nas espirais internas do equipamento, onde mesmo que seu funcionamento aconteça em altíssima rotação, o trabalho é realizado com “menos esforço” e consequentemente consumindo menos energia. Ele é usado nos modelos janela e split. A tendência é que os fabricantes adotem o compressor rotativo em seus aparelhos.
Quando é usado: Aparelhos até 30.000 BTUs.
Preço médio: R$300 a R$800
Rotativo Inverter
tecnologia inverter pode ser aplicada no compressor rotativo, que controla a velocidade da rotação, fazendo com que trabalhe em baixa freqüência, evitando picos de energia, sem perder a eficiência. Só em comparação ao rotativo convencional (que já gasta menos que os outros) a diferença inverter pode chegar a 40% menos de consumo. O sistema inverter é exclusivo para os aparelhos split.
Compressor Alternativo
Ele atua com um sistema parecido com um pistão de carro e o ar é comprimido. Por conta disso, o nível de ruído é elevado, ele consome mais energia e possui menor vida útil. Gradativamente ele está sendo substituído pelo sistema rotativo. É usado nos modelos janela e split.
Quando é usado: Aparelhos até 30.000 BTUs.
Preço médio: R$260 a R$1.100
Compressor Scroll
Este compressor tem duas partes separadas de forma espiral, onde uma permanece fixa, enquanto a outra gira contra ela. Os compressores do tipo Scroll (caracol excêntrico) possuem alta eficiência energética aliado ao baixo nível de ruído, garantindo baixo custo de operação e funcionamento suave e progressivo.
Eles funcionam silenciosamente e são menos propensos a ter vazamentos quando comparados a outros tipos de compressores. O compressor scroll é mais utilizado em chillers.
Quando é usado: Equipamentos a partir de 24.000 BTUs.
Preço médio: R$700 a R$2.000
Compressores Parafuso
Neste modelo são usados dois eixos em formato de parafuso interligados que giram em direções opostas. O gás refrigerante entra na câmara e é comprimido entre os parafusos. O gás é absorvido para dentro da câmara e levado até a condensadora.
É mais comum vê-los sendo usados ??para fornecer ar comprimido em estabelecimentos industriais em geral. Umadas vantagens desse compressor é que ele oferece um fluxo contínuo de ar.
Quando é usado: Sistemas entre 100 e 750 TRs.
Preço médio: R$12.000 a R$50.000
Compressor Centrífugo
Este modelo é adequado quando o objetivo é trabalhar numa faixa mais ampla de fluxo de ar, sem que mude a rotação. Este compressor contém um propulsor de alta velocidade, com muitas pás, que giram para alcançar o objetivo do equipamento. Ele ainda age como coletor acumulando o ar pressurizado.
Quando é usado: Sistemas entre 100 e 1.000 TRs.
Preço médio: R$40.000 a R$80.000
O setor está em desenvolvimento
O compressor alternativo está com os dias contados. A criação do rotativo e principalmente da tecnologia inverter, fez com que a diferença de consumo e de trabalho de ambos seja significativa.
A tecnologia continua evoluindo nesse sentido, até em refrigeração óptica se fala, que poderia eliminar o uso de compressores no futuro. Um microcompressor também foi desenvolvido pela empresa Embraco, com o objetivo de refrigerar pequenos objetos portáteis, como roupas especiais e caixas no transplante de órgãos.
Atuação no mercado
Existem profissionais, palestras e cursos específicos na área para conserto e selecionamento de compressores. Sempre que ficamos sabendo de algum evento publicamos em nossa seção “cursos e eventos”.
Rede de energia fraca
Os compressores recomendados para locais onde a energia elétrica é fraca ou tem variações, são os de alto torque de partida (força que tende a rodar algo), contidos na maioria dos compressores usados nos condicionadores de ar.  Estabilizador de tensões também é indicado para rede vulneráveis, já que mantém a tensão dentro da faixa projetada.
Como sei que o compressor está danificado?
Basicamente os testes necessários são:
– Examinar se alguma bobina está interrompida ou queimada;
– Verificar se os componentes elétricos estão em boas condições;
– Observar se as peças relacionadas ao trabalho de compressão estão em boas condições e se o compressor atinge o índice de compressibilidade projetado.
Existem outros modelos
É comum ouvirmos outros tipos de compressores como Axiais, hemérticos, semi-herméticos, abertos, dinâmicos radiais, de palheta, de lóbulos, entre outros que vão além de aparelhos de ar-condicionado, servindo para aumentar a pressão de fluido em estado gasoso de outros aparelhos como geladeira, máquinas industriais, automóveis, entre outros.

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...