domingo, 21 de fevereiro de 2016

Você sabe qual é a qualidade do Ar que você respira


Por dia um ser humano se alimenta de +/- 1Kg de alimentos.
Esse alimento você pega, sente o cheiro e muitos deles possuem etiquetas indicando sua composição.

Por dia um ser humano bebe +/- 2Kg de água.
Essa água você pode avaliar antes de beber sua qualidade, límpida, cristalina, mineral, possuindo também sua etiqueta indicando sua qualidade.

Você sabe quantos quilos de AR nosso corpo absorve por dia?
A cada respiração, é inalado meio litro de ar. Calculando-se um ritmo médio de 12 inspirações por minuto (quando se está tranqüilo), entram para os pulmões 17 000 litros de ar por dia.
Ou seja aproximadamente 17Kg por dia de Ar.

Fique atento:
Você sabe a qualidade do ar que está respirando? Pois o ar não tem etiqueta, diversos ambientes que somos obrigados a utilizar em nosso dia a dia, não conhecemos o que estamos absorvendo para nosso corpo.

A qualidade do ar em ambientes é influenciada pela:

Temperatura
Umidade relativa
Grau de Filtragem
Renovação

Nosso Ar que respiramos é composto por: Bactérias, Fungos, Fumaça, material particulado(poeira), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC) e ozônio (O3).

A qualidade do ar que respiramos é o mais importante para sua Saúde e de toda sua Família 

Gomes

Posso colocar ar condicionados de janela e splits em UTIS e salas de cirurgia


Salas de cirurgia e UTIs são consideradas áreas críticas e como tal requerem sistemas de climatização sofisticados. Equipamentos de janela ou mesmo split, não atendem aos requisitos exigidos pelas normas (RDC n° 50/2002 e NBR 7256)
A norma que regulamenta o planejamento físico de todos os estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), inclusive seus sistemas de climatização, é a RDC n° 50/2002, de 21 de fevereiro de 2002. Segundo o item 7.5.1 da RDC n° 50/2002
Ar Condicionado: "Os setores com condicionamento para fins de conforto, como salas administrativas, quartos de internação, etc., devem ser atendidos pelos parâmetros definidos na norma da ABNT NBR 6401 (Instalações Centrais de Ar Condicionado para Conforto - Parâmetros Básicos de Projeto). Os setores destinados à assepsia e conforto, tais como salas de cirurgia, UTI, berçário, nutrição parenteral, etc., devem atender às exigências da norma ABNT NBR 7256 (Tratamento de Ar em Unidades Médico-Assistenciais)."
Conforme preconizam na Portaria MS nº 3523/98 e na Resolução RE nº 9, "os equipamentos de ar condicionado de janela e minisplits não podem ser instalados em centros cirúrgicos, pois estes equipamentos não possibilitam a renovação de ar e a manutenção dos níveis de pressão necessários para uma boa qualidade do ar interior. Nestes locais o sistema de climatização deve fornecer condições de controle da temperatura entre 18ºC a 22ºC e umidade relativa entre 45% e 55%, além de possibilitar insuflamento de ar exterior (5 renovações/hora) e 25 trocas totais de ar (25 renovações/hora), além disso, devem possuir fluxo unidirecional de ar". 

Obs a maioria dos hospitais tem....Gomes

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...