terça-feira, 30 de maio de 2017


Compressor rotativo x alternativo: vantagens e desafios


Em sistemas frigoríficos que existe a necessidade de compressão do fluído refrigerante, a presença do compressor é básica e fundamental para que ocorra o funcionamento, no entanto, a forma como esse fluído será comprimido pode variar de acordo com o projeto do sistema. A substituição do compressor do tipo alternativo (recíproco) para o compressor rotativo em condicionadores de ar, é um bom exemplo para mostrar os avanços tecnológicos em sistemas de refrigeração.
Quais são as diferenças, entre um compressor alternativo e um rotativo? Qual o motivo dessa alteração?

Compressor do tipo alternativo ou recíproco

São compressores que utilizam um êmbolo (pistão) que acoplado a uma biela e a um eixo excêntrico executa movimentos de forma alternada, ora succionando, ora comprimindo o fluido refrigerante.
Os compressores do tipo alternativo têm como principais características, confiabilidade, abrangem uma grande quantidade de aplicações e tem grande disponibilidade no mercado.
Confira as figuras para facilitar o entendimento.
Compressor_rotativo

Compressor do tipo rotativo

Investimentos em tecnologia no projeto e na produção, fizeram com que o compressor rotativo se tornasse realidade.
A fabricação de compressores rotativos exige a utilização de materiais especiais e um processo produtivo extremamente automatizado para garantir que os componentes estejam com alto grau de polimento e as suas tolerâncias dimensionais controladas. 
Para o compressor rotativo a tolerância está na ordem de mícron (um mícron é igual a um milímetro dividido por mil).
A complexidade exigida na fabricação dos componentes se estende na montagem do conjunto eletro-mecânico (motor e bomba), que somente é possível através de um sistema automatizado, onde cada componente é pré-selecionado eletronicamente e direcionado para montagem, onde as coordenadas ordenadas e o torque dos parafusos são controlados eletronicamente.
O compressor do tipo rotativo possui dimensão compacta, baixo nível de ruído, maior eficiência e quando comparado com o compressor do tipo alternativo apresenta uma redução no consumo de energia de até 40%, e isso só é possível graças a sua maior eficiência volumétrica.
Pode-se observar que a sucção e a compressão (descarga) dos compressores rotativos são feitos ao mesmo tempo.
Compressor_rotativo-1
Além do bombeamento, existem outras diferenças entre compressores alternativos e rotativos. 
Confira na tabela abaixo um comparativo entre dois compressores de 7000 Btu/h:
Compressor_rotativo-x
1.CILINDRADA DOS COMPRESSORES ROTATIVOS
em função de apresentar uma eficiência volumétrica melhor, o compressor rotativo fornece uma capacidade frigorífica ligeiramente maior que recíproco.
2.SUCÇÃO DOS COMPRESSORES ROTATIVOS: 
nos compressores rotativos a sucção é direta, ou seja, o fluido refrigerante entra diretamente na câmara de compressão. 
No caso dos compressores recíprocos a sucção é feita através do gás proveniente do sistema que se encontra dentro da carcaça.
3.DESCARGA DOS COMPRESSORES ROTATIVOS: 
nos compressores rotativos a descarga é feita dentro da carcaça e nos recíprocos a descarga é feita através de uma serpentina de descarga. 
Este é o motivo de compressores rotativos apresentarem a carcaça mais quente que os recíprocos (sob as mesmas condições de funcionamento).
4.EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS COMPRESSORES ROTATIVOS: 
pelos valores da tabela acima notamos que o compressor rotativo tem eficiência energética de aproximadamente 40% a mais que o recíproco e isto resulta significativa redução no consumo de energia elétrica.
Os compressores do tipo rotativo são mais eficientes, mais compactos e menos ruidosos. 
Sua aplicação principalmente em aparelhos de ar condicionado resulta em um menor consumo de energia elétrica e consequentemente economia no final do mês para o consumidor. 
Alguém tem dúvida que os rotativos vieram para ficar?

Gomes

Nenhum comentário:

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...