quarta-feira, 27 de abril de 2016

Os Perigos do Uso de Fluidos Refrigerantes Adulterados







Por ser responsável pela troca de calor entre um ambiente interno e externo, o fluido refrigerante é fundamental para o funcionamento de um sistema de refrigeração e climatização. 
Sendo assim, a qualidade do produto utilizado torna-se essencial para o bom desempenho do equipamento e segurança dos usuários.
Entretanto, a existência de fluidos refrigerantes de qualidade duvidosa vem crescendo cada vez mais, e isso é muito perigoso. 
Fluidos adulterados são responsáveis pela maior parte das quebras de compressores, aumento de pressão, baixa na produtividade do equipamento, aumento no gasto energético, além de danificarem os sistemas de refrigeração. 
Já foram descobertos no mercado diversos produtos contaminados que foram inclusive a causa de acidentes, alguns resultando, infelizmente, na morte dos profissionais.
Confira abaixo algumas notícias referentes a acidentes envolvendo profissionais do setor por conta da utilização de fluidos refrigerantes de qualidade duvidosa e esteja sempre atento ao produto que utiliza:

Revista Fic Frio
Contaminação de Fluidos Refrigerantes Preocupa Setor HVAC e Exige Tolerância Zero

Empresas adotam medidas para proteger produtos e marcas e alertam usuários sobre riscos atrelados a compostos sem garantia de origem. Clique aqui para conferir a matéria completa.

Ar condicionado de hospital na PB explode e fere técnico de manutenção

Um aparelho de ar condicionado explodiu no Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa, no final da manhã desta quarta-feira (7), deixando o técnico que realizava o serviço com ferimentos graves na cabeça. 
O aparelho era do tipo split, que tem uma parte interna e outra externa. e confira a notícia completa.

Falsificação de R-134a contamina veículos militares no Afeganistão

Foi confirmado pela Sociedade Internacional dos Engenheiros Automotivos que os veículos estavam contaminados com 30% de R-40.

Funcionários aduaneiros quenianos interceptam remessa ilegal de R-12

A notícia trata da apreensão de 55 cilindros de fluidos refrigerantes no Quênia, todos contendo R-12. A empresa responsável pelo ocorrido obteve o aval do governo queniano para importar R-410A e R-404a. 
No entanto, os testes identificaram a presença do fluido R-12, cuja comercialização é ilegal no país.

Vestígios de cloreto de metila são encontrados em cilindro descartável

A notícia fala da substância cloreto de metila encontrada na Austrália em cilindros de identificados como sendo de fluido R-134a. 

Funcionários aduaneiros apreendem R-134a adulterado na Sérvia

A notícia trata da apreensão de cilindros adulterados na Sérvia. 
As embalagens, identificadas como sendo de R-134a, continham, na verdade, uma mistura de compostos, incluindo R-12 e R-22. 

Contêineres da Maersk Line explodem devido ao uso de fluidos adulterados

A explosão de quatro contêineres da Maersk Line, sendo um no Brasil, resultou na morte de uma pessoa. 
As análises apontaram como causa dos acidentes a utilização de fluidos adulterados, tendo sido identificada a presença do R-40 no material recolhido. 

Recall da Heatcraft Austrália devido a unidades com fluidos refrigerantes falsificados

Heatcraft Austrália emitiu um recall de alguns modelos de uma marca de embalagem de unidade de refrigeração Kirby, a qual é fornecida dentro da Austrália, 
devido à suspeita de estarem carregados com fluido refrigerante R-134a falsificado e potencialmente perigoso. 
O comunicado afirmava: "Se o fluido refrigerante falsificado for exposto à atmosfera, 
 há um risco de incêndio por meio de ignição espontânea e um risco de exposição a vapores perigosos.". 
A Chemours, uma das maiores fabricantes de fluidos refrigerantes no mundo, preza pela segurança e eficiência de seus produtos, cumprindo com todas as exigências e normas legais, padrões internacionais, e ainda realiza testes de qualidade para garantir a integridade e rendimento de seus fluidos refrigerantes. 
Além disso, algumas embalagens dos produtos da Chemours ainda contam com o selo holográfico de qualidade, conforme pode ser visualizado a seguir:

Nenhum comentário:

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...