quarta-feira, 27 de abril de 2016

O perigo de refrigerantes contaminados

A crescente utilização de fluidos refrigerantes falsos, sem origem conhecida resultou em danos irreparáveis ​​para várias empresas em todo o mundo.
 
DuPont
 
Além de representar um alto potencial de acidentes por causa da possível contaminação de substâncias perigosas pode oferecer rendimentos mais baixos para refrigeração e ar condicionado.
 
embalagens certificadas ou identificado incorretamente podem conter misturas de refrigerantes, que se tornou comum nos últimos meses. 
Em muitos casos, alguns produtos estão registrados em sua composição R-134a quais aproximadamente constitui a 10%, eo resto pertence a outros componentes, como R-40.
 
Quando aplicado ao sistema de arrefecimento, a mistura age de forma diferente do que forma o esperado produto puro e pode causar, entre outras complicações, perda de desempenho do dispositivo ou compartimentos do sistema mesmo de fractura, tais como o compressor.
 
Empreiteiros e técnicos de serviço pode estar em contacto com estes produtos e estão em risco de se tornarem vítimas de irresponsabilidade. 
Um exemplo é o caso publicado em Outubro de 2011, no qual três mortes ocorreram devido a explosões de contêineres refrigerados, dois casos no Vietnã e um no Brasil.
 
De acordo com as investigações dos órgãos competentes e fabricantes de equipamentos, em ambos os casos em que o sistema foi detectada a presença do composto químico R-40 (cloreto de metilo ou cloreto de metilo, CH3Cl).
 
containers refrigerados explosões

Em outubro de 2011, Maersk Line informou o Grupo de Trabalho do Mundo Container do Conselho de Segurança, que tinha levantado três explosões de unidades de refrigeração, sem motivo aparente. As explosões ocorreram no porto de Itajaí (Brasil), onde um trabalhador morreu; no porto de Cat Lai (Vietname), onde dois trabalhadores morreram; a terceira ocorreu no porto de Quingdao (China), neste último não houve vítimas.
 
Depois de uma pesquisa em recipientes que explodiram observou-se que todos tinham de manutenção no Vietnã entre 30 2011 março e abril 25 2011.
 
Centro de Pesquisa de tecnologia de refrigeração em Cambridge mostrou que a causa dessas explosões foi a utilização de refrigerante R-134a contaminado com R-40, um produto químico que foi amplamente utilizado antes como um refrigerante, mas a sua utilização foi interrompido devido à acidentes, pois é um gás tóxico e inflamável. 
O R-40 tem um aspecto muito semelhante ao R-134a fervente, portanto, muito difícil de identificar quando misturado no sistema de arrefecimento.
 
Daikin também realizou uma pesquisa para descobrir a causa das explosões e conteúdo do refrigerante que foi extraído de um achado compressor em quarentena do produto R-40 foi analisada.
 
Como medida preventiva apropriada contentores frigoríficos Maersk Line 844 que podem conter refrigerante contaminado. CMA CGM e APL apropriado 332 103.
 
Desvendando o R-40

cloreto de metilo, também chamado chloromethane, ou apenas R-40 solvente é um gás incolor extremamente inflamável, tóxico e com um odor levemente adocicado.
 
Este gás foi sintetizado pela primeira vez em 1835 pelo químico francês Jean-Baptiste Dumas e Eugene Peligot ebulição uma mistura de metanol, ácido sulfúrico e cloreto de sódio. 
Hoje a maior parte do cloreto de metilo é preparado a partir da reacção de metanol com cloreto de hidrogénio, de acordo com a equação química:
 
CH OH + HCl CH₃Cl + H ^
 
O mais importante de cloreto de metilo é usado hoje como um intermediário químico na produção de polímeros de silicone.
 
Explosões em contêineres refrigerados

O R-40 reage com os componentes do sistema de alumínio, formando trimetilalumínio:
 
2Al + 6CH₃Cl + 6Na Al₂ (CH) 6 + 6NaCl
 
Esta é uma matéria pirofórica que inflama espontaneamente em contacto com o ar. Dentro do sistema de refrigeração está em fase líquida é depositada no cárter do compressor.
 
Eles estão estudando maneiras diferentes para remover com segurança trimetilalumínio de dentro de um circuito de refrigeração, no entanto ainda não há acordo sobre opções viáveis ​​para o fazer.
 
Identificar refrigerantes contaminados

Existem vários dispositivos no mercado que podem identificar refrigerante contaminada, que consistem em misturas diferentes de R-12, 22 R-R-R-40a 134 e cada um com as suas limitações. dispositivos disponíveis são:
Identifica analisador electrónico de refrigerante R-22, R-134a, R-12 e hidrocarbonetos.
VDC (Lee ppm de compostos orgânicos voláteis, incluindo R-40) ultra portátil.
detector de vazamento de halogeneto (detecção qualitativa de compostos de cloro).
 
Devido a este grave problema de qualidade refrigerantes um aviso para as empresas 24 2011 novembro, com algumas orientações sobre como comprar um refrigerante qualidade foi emitido:
Use apenas refrigerantes marcas internacionalmente conhecidas e adquiridas a partir de fontes confiáveis.
Exigir documentação de origem ou certificado de refrigerantes provedor de análise química para cada compra ou de entrega ao número do lote correspondente. 
O 700 AHRI Padrão é uma boa referência para as especificações de pureza de refrigerantes.
inspecionar visualmente toda a demanda recipiente refrigerante. 
Verifique palavras erradas, logotipos ou outras alterações anormais evidentes em parcelas anteriores. 
Não aceite cilindros descartáveis ​​que não estão em suas caixas originais e papelão lacrada.
Desconfie de refrigerantes oferecidos para a venda em preços abaixo da média do mercado. refrigerantes adulterados muitas vezes são oferecidos descontos.
Verifique se o produto que você compra tem o fabricante do selo e, mais importante, certifique-se de que ele não tem qualquer tipo de violação.
Certifique-se de que o rótulo contenha o nome do fabricante, origem, características, composição, nome, endereço, número de telefone, número de lote e de peso líquido. Lembre-se que toda esta informação deve ser em espanhol.
Esteja ciente da carga indicada na embalagem do produto e seu peso real. Muitas vezes, o que é gravado no rótulo não coincide com o valor real do refrigerante no interior do cilindro.

Outros casos de contaminação

Na Austrália, não tem sequer demonstrou a presença desse contaminante em unidades de refrigeração marcas reconhecidas, pedir a retirada dos equipamentos por causa da adulteração. 
Os produtos identificados como R-134a, de facto, conter uma mistura de R-22, R e R-40-142b.
 
Embora o risco é iminente, logo depois, na Austrália, foi relatado em outra aparição no mesmo contexto. vestígios de retornáveis ​​registrado como cloreto de metila cilindros R-134a foram encontrados. 
O fato foi confirmado por Refrigerante Reclaim Austrália (RRA), uma organização sem fins lucrativos criada em Canberra que trabalhou em parceria com a indústria no processo de recuperação e reciclagem de refrigerantes.
 
Além disso, de acordo com a alta penetração de um operador internacional na área de refrigeração e ar condicionado, ACR Notícias anunciou mais um caso de danos causados ​​pelo uso de R-40 que surgiu no Afeganistão maio 2012.
 
A Sociedade Internacional de Engenheiros Automotivos confirmou que os veículos militares das forças armadas do país tinha os sistemas de ar condicionado contaminados com misturas contendo até 30% do R-40, o que representa um perigo para os utilizadores e profissionais de refrigeração e a perda de eficiência do equipamento.
 
Em Julho 2012, mais uma vez, a situação se repete: funcionários aduaneiros na Sérvia, apreendidos recipientes adulterados R-134a que realmente contidas compostos tais como R-12 e 22-R.
 
No mesmo período, um caso semelhante ocorreu também no Quênia. 
O pessoal responsável pela supervisão de marketing na fronteira do país 55 confiscados cilindros, que continham R-12. 
A empresa obteve a aprovação do governo do Quénia para importar R-410A e R-404a. 
No entanto, os testes foram identificados certa quantidade de fluido R-12 misturado com outros componentes de um dos cilindros.
 
De acordo com o Instituto Internacional de Refrigeração (Instituto Internacional de Refrigeração), acredita-se que, em agosto 2012, misturas de R-40 e R-22 foram vendidos a um número de empresas asiáticas responsáveis ​​por causar acidentes no fator de área. 
Além destes, outros eventos semelhantes registrados na Rússia em 2011, envolvem o uso de R-40.
 
Em poucas palavras...

Casos de vítimas que trabalhavam com sistemas que utilizam misturas de refrigerantes contaminados arrefecimento requerem uma atenção especial às questões de segurança, a qualidade dos processos e produtos comercializados em todo o mundo. 
A questão vai além das limitações técnicas relacionadas com o sistema de refrigeração. 
Portanto, é importante comprar sempre produtos de empresas e ao mercado tradicional, informando o seguinte:
rotulagem química em espanhol.
inspeção visual do recipiente.
A selagem do fabricante na embalagem.
Bem como outros elementos descritos no texto.
Assim, o técnico de refrigeração e o utilizador final pode garantir a qualidade e a segurança de processos, e a integridade do equipamento.

Gomes

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