sábado, 12 de março de 2016



Diminuindo o calor de um ambiente com ou sem ar condicionado


Muitas vezes nos deparamos com uma situação em que não podemos colocar ar condicionado em um ambiente e quando eles já existem, aumentar a capaciade ou o número deles. E é necessário diminuir o calor e a temperatura.
Outras vezes a questão é como diminuir o gasto de eletricidade com o ar condicionado
Veja algumas dicas abaixo, que podem lhe ajudar se você enfrenta esse problemas:

 

Vidro e o calor

O vidro em comparação com outros materiais de construção transmite até 2 vezes mais calor. Se você pretende diminuir o calor em um ambiente, o primeiro passo é começar com os vidros. Veja algumas coisas que podem ser feitas:
  • vidros especiais (infelizmente caros) reduzem a carga de calor devido a exposição solar em até 25%;
  • vidros duplos (também caros) reduzem tanto o calor por condução quanto por exposição solar entre 10 a 20%;
  • vidros de cores podem reduzir até 65% dependendo da cor utilizada;
  • pintando o vidro de branco pela parte externa. Usado em instalações industriais ou em clarabóias;
  • toldos ou elementos que possam proporcionar sombra instlados exteriormente às janelas podem reduzir a carga solar em até 75%
  • venezinas ou cortinas colocadas internas nas janelas podem reduzir a carga solar em aproximadamente 35%

 

Paredes e tetos e o calor

A redução do calor por condução através das paredes pode ser conseguida através de isolamento. Veja a redução do fluxo de calor obtida com isolamento das paredes e tetos - observe que há diferença entre elas:
Isolamento das paredes
Isolamento (em polegadas)
% redução fluxo de calor
nenhum
-
1"
48
2"
62
3"
70
4"
72

Isolamento do teto
Isolamento (em polegadas)
% redução fluxo de calor
nenhum
-
1"
55
2"
68
3"
74
4"
76
Também pode-se pintar o teto com tintas de alumínio ou espargindo água no telhado, mantendo molhado todos os pontos do mesmo. Usando esses métodos pode-se conseguir redução de até 65% do fluxo de calor

Luzes e o calor

A substituição das lâmpadas incandescentes por fluorescentes pode reduzir em até 25% o calor provovado pela lâmpada. Cada watt da lâmpada gera 3,412 BTUS por hora. Assim se você tiver 3 lâmpadas de 100 W acesas, precisará de mais 1.000 BTUS em seu ar condicionado apenas para refrigerar o calor produzido por elas.

Circulação de pessoas por portas

A abertura de uma porta por uma pessoa e logo em seguida o seu fechamento acrescenta 60 BTUS ao calor do ambiente. Assim se você tiver 10 pessoas entrando e saindo desse ambiente em uma hora acrescentará 600 BTUS/h de calor a ele. Ou seja mais 600 BTUS de capacidade que o seu ar condicionado precisará ter.

Nenhum comentário:

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...