terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O Futuro curioso


No futuro, sua geladeira pode manter a sua comida fria, usando um ímã. 
Não só  usa menos energia e funciona mais silencioso do que o seu frigorífico atual, mas também não contém qualquer hidrofluorcarbonos, gases que pode acrescentar tremenda para o efeito estufa se não forem devidamente eliminados. 
Tudo se resume a algo chamado efeito magnetocalórico, no qual um campo magnético variável dentro de um material faz com que ele fique mais frio. 
Ele definitivamente é uma promessa, embora os cientistas primeiro tem que descobrir exatamente como a coisa funciona.
Sujoy Roy, um físico com Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia, está estudando o fenômeno. 
O truque, diz ele, é encontrar uma liga que apresenta o efeito na temperatura ambiente, sem entrada de energia em demasia, e que é acessível.
Para o efeito, vários pesquisadores tornaram-se particularmente interessado em ligas que exibem um gigante efeito magnetocalórico, que é exatamente o que parece - uma enorme mudança de temperatura quando os campos magnéticos são manipulados. 
Em 2008, Roy leu sobre uma equipe da Southern Illinois University, que estavam usando uma liga de níquel-manganês de gálio com o cobre adicionado, e obteve um grande efeito magnetocalórico em temperatura ambiente.
Ele agora está usando Fonte Berkeley Lab luminosa avançada, o que gera uma luz mais brilhante do que a do sol, para examinar como os elementos da liga mudança, uma vez que sofre o efeito.
Até agora, Roy e sua equipe determinaram que a adição de cobre provoca o magnetismo da liga para enfraquecer e, simultaneamente, fazendo com que seu vínculo de níquel-gálio para se tornar mais forte. 
Ainda há muito o que aprender, mas é um passo na direção certa. "Se você sabe o que realmente está acontecendo em uma liga, uma vez que sofre o efeito magnetocalórico, então podemos começar a pensar sobre a adição de outros elementos para obter um efeito ainda maior - que é o que estamos procurando", disse ele.
Planos de Roy próxima na análise ligas com lantanídeos acrescentou, ferro e silício.Uma vez entendido e aproveitado, o efeito magnetocalórico gigante poderia ser usado não só em frigoríficos, mas também em aplicações tais como laptops e unidades de ar condicionado do veículo.

Gomes

Nenhum comentário:

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...