sábado, 2 de janeiro de 2016

Você está morrendo de calor no carro por causa de um ar-condicionado quebrado? Aqui está um pequeno guia de como um ar condicionado (AC) funciona, por que ele pode não estar funcionando, e o que você pode fazer.

  1. Entenda que um AC de carro é basicamente um refrigerador esquisito. Ele foi feito para tirar calor de um lugar (o interior do carro) para outro (o exterior). Este artigo não dará uma discussão completa sobre cada modelo e componente, mas você poderá entender qual pode ser o problema e tentar consertar por conta própria, ou levar para alguém consertar já dizendo a provável causa do defeito.
    Imagem intitulada Fix Your Car's Air Conditioner Step 2
  2. Se familiarize com os componentes principais do ar condicionado:
    • O compressor, que comprime e circula o gás refrigerante no sistema
    • O gás refrigerante (em carros modernos, normalmente é uma substância chamada R-134a; carros antigos usam gás fréon R-12, que é cada vez mais caro e raro, e precisa de uma licença específica) que carrega o calor
    • O condensador, que muda a fase do gás refrigerante de gás para líquido e expele o calor removido do carro
    • A válvula de expansão (ou tubo de orifício em alguns veículos), que é um tipo de bocal e serve para diminuir a pressão do refrigerante líquido e controlar seu fluxo
    • O evaporador, que transfere o calor do ar que passa por ele para o refrigerante, resfriando o carro
    • O filtro secador, que funciona como um filtro para o refrigerante/óleo, removendo umidade e outros contaminantes
  3. Imagem intitulada Fix Your Car's Air Conditioner Step 3
    Entenda o processo de resfriamento do ar: O compressor põe o gás refrigerante sob pressão e envia-o para as serpentinas condensadoras. No carro, essas serpentinas ficam, geralmente, na frente do radiador. Comprimir o gás as deixa muito quentes. No condensador, esse calor extra, somado ao calor que o refrigerante recebeu no evaporador, é expelido para o ar que passa por ele vindo de fora do carro. Quando o refrigerante é resfriado até sua temperatura de saturação, ele irá passar de gás para líquido (isso libera uma quantidade de calor conhecida como "calor latente da vaporização"). O líquido, então, passa pela válvula de expansão para o evaporador e as bobinas de dentro do seu carro, onde ele perde a pressão que foi aplicada pelo compressor. Isso faz com que parte do líquido mude para um gás de baixa pressão, que resfria o líquido restante. Essa mistura bifásica entra no evaporador, e a porção líquida do refrigerante absorve o calor do ar que passa pela serpentina e evapora. O ventilador do carro circula o ar através do evaporador frio para o interior do veículo. O refrigerante volta e faz o ciclo novamente.
  4. Imagem intitulada Fix Your Car's Air Conditioner Step 4
    Confira se todo o R-134a vazou (ou seja, não há nada no sistema para conduzir o calor). Vazamentos são fáceis de achar, mas não são fáceis de consertar sem desmontar tudo. A maioria das lojas de peças para carro tem uma tinta fluorescente que pode ser adicionada no sistema para procurar vazamentos, com instruções de uso na embalagem. Se houver um vazamento muito grande, o sistema não terá pressão nenhuma. Encontre a válvula ?5 e, com um manômetro, confira o nível de PSI. Não use nada para abrir a válvula e acabar deixando o ar evaporar, isso é ilegal. Esse gás é tóxico e atinge a camada de ozônio.
  5. Imagem intitulada Fix Your Car's Air Conditioner Step 5
    Certifique-se de que o compressor está girando. Dê partida no carro, ligue o AC e olhe em baixo do capô. O compressor do AC é geralmente uma espécie de bomba que fica em um dos lados com uma correia grande e mangueiras de ferro entrando nele. Ele não tem uma tampa de reservatório, mas normalmente tem uma ou duas formas que parecem válvulas de pneu de bicicleta. A polia na frente do compressor funciona como uma polia externa com uma parte interna que gira quando uma carga elétrica está conectada. Se o AC e o ventilador estiverem ligados, mas o centro da polia não estiver girando, então a embreagem elétrica do compressor não está ligando. Isso pode acontecer por um fusível queimado, um problema na fiação, um interruptor quebrado no seu painel, ou o sistema pode estar com pouco gás refrigerante (a maioria dos sistemas tem uma trava de segurança de baixa pressão, que desativa o compressor se não houver gás refrigerante suficiente no sistema).

  6. Procure por outras coisas que podem estar com defeito: interruptores quebrados, fusíveis queimados, fios partidos, correias de ventilador partidas (evitando que a bomba gire), ou falha no selamento interno do compressor.
  7. Imagem intitulada Fix Your Car's Air Conditioner Step 7
    Veja se o AC está resfriando, mesmo que pouco. Se ele resfria, mas não muito, pode ser apenas baixa pressão e você pode adicionar mais gás refrigerante. A maioria das lojas de peças para carros tem um kit completo para encher o sistema, completo com instruções. Não encha demais! Adicionar mais que a quantidade recomendada de refrigerante NÃO melhora a performance, pelo contrário. Os equipamentos para carro mais caros, encontrados em boas lojas, monitoram a performance do AC em tempo real, à medida que adiciona refrigerante. Quando a performance começa a diminuir eles removem o refrigerante até que a performance fique no máximo novamente.

    Dicas
  • Se você suspeitar de problemas de fiação, a maioria dos compressores tem um fio ligado à embreagem elétrica. Encontre o conector no meio desse fio e o desligue. Pegue um pedaço de fio e conecte-o do fio do compressor ao lado positivo (+) da sua bateria. Se você ouvir um estalo alto, a embreagem do compressor está funcionando, e você deve olhar os fios e fusíveis do carro. Se não acontecer nada, a embreagem elétrica do compressor está com defeito, e ele precisará ser trocado. O ideal seria fazer este teste com o carro ligado para ver se o meio da polia gira. Cuidado para manter os dedos e roupas longe das polias e correias que estão se mexendo. Isso mostraria uma embreagem funcionando, mas que está deslizando tanto que não gera pressão.
  • Às vezes, o problema nem sempre é o refrigerante. Pode ser um problema com emissão de calor do motor próximo, que é muito quente e diminui a eficiência e performance do AC. Você pode tentar enrolar / isolar o duto frio do AC próximo do motor para evitar que a radiação de calor afete o cano e melhorar a performance geral do AC.
  • Seu sistema terá um óleo leve nele.
Avisos
  • Conferir se há refrigerante colocando algo na válvula e vendo se sai algum ar é ilegal, pois isso lança o refrigerante na atmosfera. (Não faça isso, especialmente com R-12!) Em segundo, também é ilegal colocar mais refrigerante em um sistema que notadamente está vazando (pois, novamente, você está deixando o gás ir para a atmosfera, mesmo que mais lentamente).
  • HC12 e R-134a não são inflamáveis em temperatura e pressão normais, mas ambos podem entrar em combustão em alta pressão e temperatura sob certas condições (em contato com certos metais reativos). Ambos também deslocam oxigênio, então não libere muito deles em uma área pequena e não ventilada, ou você pode sofrer asfixia.
  • Cuidado com pás de ventilador e correias em movimento!
  • Nunca conecte latas de gás refrigerante, óleo ou detectores de vazamento no lado de alta pressão do sistema. Essa entrada normalmente está marcada com um H, ou uma tampa conectora vermelha. Caso você faça isso, a lata pode explodir, e isso não seria bom.
  • Mantenha distância de grandes vazamentos de refrigerante. Ao vazar ele ficará frio o suficiente para congelar sua pele, resultando em queimaduras de frio.
  • Por isso, você não encontrará uma oficina que simplesmente complete o refrigerante sem antes verem se é necessário reparar algum vazamento. Se você tiver reparado os vazamentos e componentes com defeito por conta própria, você pode reabastecer você mesmo, mas é necessário ter muito cuidado.
  • Soltar refrigerantes - até mesmo R-134a - na atmosfera é ilegal, então não faça isso.
  • Tenha cuidado extremo ao converter seu sistema antigo de R-12 para R-134a. Os kits de conversão vendidos em lojas de peças para carros e até em lojas de conveniência são chamados "kits da morte" por alguns mecânicos de AC. Com frequência, o refrigerante novo não irá funcionar com o óleo do R-12 e você acabará fritando seu compressor. O óleo mineral do R-12 tem contaminantes de cloro que irão destruir o óleo especial do R-134a. A única maneira de converter com segurança de R-12 para R-134a é remover o compressor e lavar totalmente o óleo antigo usando o novo; substituir o filtro secador ou filtro acumulador por um novo; depois lavar todas as linhas, o evaporador e o condensador com um produto especial e retirar todo o produto; e finalmente carregar 70-80% do peso do refrigerante original com R-134a. É bem mais fácil manter o sistema antigo usando R-12, que não é tão difícil de encontrar.
    • Tenha em mente que o conselho acima é controverso. Alguns mecânicos dizem ter conseguido converter centenas de veículos de R-12 para R134a sem problemas ou falhas depois da conversão.
  • Se você tiver alguma razão para suspeitar que seu refrigerante vazou completamente (o manômetro que você usou no sistema marcou 0 psi; o compressor não arma pois não sente pressão no sistema; você conferiu o manômetro do carro e não há marcação alguma) é melhor levar o carro para um profissional, a não ser que você saiba o que está fazendo. Como regra geral, você provavelmente não está familiarizado com isso, ou não estaria lendo este artigo. A razão para isso é que um sistema completamente vazio não tem pressão para evitar que ar e umidade entrem por onde o refrigerante vazou. Ar e umidade são, talvez, os dois maiores inimigos de um sistema de AC. As maneiras que eles causam dano estão além do objetivo desse artigo, mas basta dizer que NÃO é bom ter qualquer quantidade deles no sistema. O filtro secador PRECISA ser trocado num caso assim, pois é quase certo que ele absorveu umidade suficiente para ficar inutilizado, e antes de reabastecer o sistema ele DEVE ser evacuado (usando uma bomba, removendo praticamente todo o ar e umidade de dentro) usando equipamento apropriado, que poucas pessoas têm acesso e conhecimento para usar. Deixe um profissional lidar com isso, e você irá pagar por um vazamento consertado e um reabastecimento de refrigerante. Tente consertar por conta própria, e alguns meses depois você pode acabar tendo que pagar pelo mesmo serviço de reabastecimento, além da troca de um compressor quebrado, assim como um novo condensador, evaporador e válvula de expansão porque o compressor lançou pedaços de metal pelo sistema 
  •  inteiro quando morreu

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