domingo, 6 de fevereiro de 2011

Trocar selo Bitzer ou Maycon

Dicas de Refrigeração

Troca do Selo de Vedação dos Compressores de Alumínio ou Metal branco...
Tipo bitzer ou Maycon
Vamos abordar informações essenciais para a troca do selo de vedação dos compressores de Alumínio usado para transporte, modelos 4UFC(Y)... 4NFC(Y) 6UFC(Y)... 6NFC(Y).
É fundamental observar Passo a passo a seqüência de desmontagem e montagem do selo de vedação para evitar possíveis vazamentos de óleo, garantindo assim uma longa vida útil do compressor.
Cuidados ! ...
O compressor pode estar pressurizado e para evitar acidentes retire sua pressão interna seguindo os procedimentos abaixo:
Prepare o compressor para desmontagem do selo de vedação.
Feche as válvulas de serviço de sucção e descarga.
Retire a pressão interna do compressor.
Solte as correias do compressor.
Remova a polia eletromagnética.
Gire o parafuso de fixação (nº11, chave 19 mm) no sentido anti-horário até afrouxar o anel trava .
Use uma chave de boca fixa de 41 mm para servir de contra-aperto.
A embreagem eletromagnética sairá facilmente do eixo.
Solte a bobina magnética através dos parafusos M8x30 .
Atenção!
Cuidado para não deixar cair à embreagem eletromagnética, a queda poderá danificá-la!
Embreagem Eletromagnética da Linning modelo LA16 .
Desmontagem do selo de vedação.
Remova a chaveta de fixação da ponta do virabrequim.
Solte todos os parafusos de fixação da tampa do selo uniformemente.
Se necessário use dois parafusos como extratores para soltar a tampa do selo.
Geralmente o anel rotativo do selo de vedação é extraído pelo disco obturador que fica preso na tampa do selo.
Se o disco obturador e o anel rotativo ainda permanecerem no virabrequim os mesmos deverão ser retirados manualmente.
Retire o anel estático da tampa do selo, caso seja necessário, use um punção e martelo realizando batimentos suaves.
Tome cuidado para não danificar a tampa do selo de vedação.
Retire a braçadeira metálica junto com a tira de feltro . 56 53
Disco obturador.
Canal da Chaveta Anel Estático.
Anel Rotativo Detalhe do selo de vedação Retirando o anel estático da tampa do selo de vedação.
Prepare o compressor para montagem do selo de vedação.
Limpe as partes que serão utilizadas novamente como a tampa do selo de vedação, o disco obturador e o canal do o’ring radial no eixo.
Limpe possíveis sujeiras depositadas nos anéis de vedação tomando cuidado para não danificar suas Superfícies lapidadas.
Instrução de montagem .
Todos os parafusos deverão ser apertados com um torquímetro.
Montagem do selo de vedação.
Furo..
Não reaproveitar peças do conjunto selo de vedação. 
Todas as peças deverão ser trocadas.
Coloque o o’ring radial no canal apropriado do eixo.
Coloque o novo anel o’ring no disco obturador e deslize- o sobre o eixo
O furo do disco obturador para saída de óleo deverá estar voltado para cima.
Lubrifique a superfície do anel rotativo, do anel estático e do eixo com óleo limpo e apropriado para refrigeração.
Posição para cima do furo de óleo.
Deslizar o anel rotativo sobre o eixo até encaixá-lo.
O pino guia do eixo deverá encaixar na ranhura localizada no anel rotativo.
Coloque o novo anel estático na tampa do selo.
Atenção:
Não danificar a superfície lapidada do anel de vedação!
Coloque o novo anel o’ring  no canal apropriado da tampa do selo de vedação, deslize a mesma sobre o eixo e aperte os parafusos uniformemente em cruz (torque 25 Nm).
O furo da tampa utilizado para drenagem do óleo deverá estar na posição horária de “2 horas”
Coloque a nova tira de feltro e fixe-a com a braçadeira metálica.
Gire com a mão o eixo do compressor por várias vezes para garantir a lubrificação do novo selo de vedação.
Faça o teste de vazamento.
Faça o vácuo no compressor.
Abrir as válvulas de serviço de sucção e descarga para o sistema.
Detalhe da posição horária de “2h” Posição (67) orifício de óleo para cima. do furo do óleo na tampa do selo.
Montagem da polia eletromagnética. Coloque a chaveta no eixo.
A bobina eletromagnética deverá ser montada com o cabo elétrico na sua posição original (25 Nm).
Deslize a polia eletromagnética sobre o eixo e assegure-se que o canal da polia encaixe na chaveta do eixo.
Aperte o parafuso de fixação da polia (85 Nm).
Etapas finais.
Monte e aperte as correias.
Coloque o sistema em operação.
Pode ser que seja necessário acrescentar refrigerante. Verificações.
Teste o vazamento.
Verifique os dados de operação do compressor em diferentes velocidades e anote: Rotação do compressor.
Pressão de evaporação e temperatura de sucção. Superaquecimento total (na sucção do compressor).
Pressão de condensação e temperatura de descarga. Temperatura do óleo, medida no bujão de óleo.

Nível de óleo através do visor.

Boa sorte

                                                                      J.P.Gomes

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom Trabalho!, parabéns!

Sou "curioso" nesta área e gostei.

Ando á procura de doc. que me elucide se poderemos fazer o retrofit do R22 pelo R407C,mantendo todos os componentes (nomeadamente o compressor) mudando apenas o óleo.

pode-me ajudar?
delgado@sapo.mz

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...