domingo, 22 de agosto de 2010

O calor


Numa definição bem simples, podemos dizer que a refrigeração é remover o calor de um corpo.
O calor, é uma forma de energia que o homem não pode destruir. Por isso, ao ser removido, o calor é transferido de um local onde não é desejado para um outro onde não incomoda. Ao ser removido o calor, a temperatura da substância da qual foi removido tende a cair enquanto a temperatura da substância que absorve calor tende a subir. Uma aplicação prática desse princípio na refrigeração é uma sala refrigerada:
1. o calor do ar interno passa através do evaporador do condicionador de ar;
2. dentro do evaporador circula refrigerante a uma temperatura inferior. Ao entrar em contato com as tubulações por onde curcula o refrigerante, o ar interno perde calor para ele;
3. O calor é absorvido pelo refrigerante dentro do evaporador e levado até o condensador
4. Na próxima etapta o calor se move do refrigerante dentro do condensador para o ar externo Existem quatro categorias básicas de refrigeração mecânica: • ar condicionado para conforto; • refrigeração • ar condicionado para processo • refrigeração de baixa temperatura.
Um erro comum em quando pensamos em ar condicionado para conforto é enfocarmos apenas o aspecto refrigeração. Na verdade é muito mais do que isso. O ar condicionado completo é proporcionado por um sistema que pode aquecer, umidíficar, esfriar, ventilar, filtrar e circular o ar. A maioria dos equipamentos que existem executam apenas um trabalho parcial. A refrigeração refere-se ao processo de refrigeração mecânica para esfriar e congelar alimentos. Envolve também a produção de gelo para fins comerciais.
O condicionamento de ar para processo tem as coisas como objetivo.
Ele visa condicionar o ar conforme o necessário para tornar o processo de produção mais efetivo.
Vídeo caso, por exemplo, da fabricação de doces. Os trabalhos com baixa temperatura utilizam a refrigeração mecânica para esfriar e congelar uma variedade de materiais para fins industriais e médicos. As temperaturas alcançadas costumam estar abaixo de -18o.C e as vezes são inferiores a -190o.C. A criogenia e o esvaziamento de gases sobre em cilindros são exemplos desse processo. Para da uma idéia do largo uso da refrigeração no dia a dia, vamos dar uma olhada nas suas aplicações mais comuns em ambientes profissionais. Não se torna necessário falar de ambientes domésticos pois o refrigerador, principalmente, e o ar-condicionado já são considerados essências em qualquer residência.
hospitais Refrigerar uma sala de operação parece normal a todo mundo. Além de permitir uma maior concentração dos médicos, ajuda a combater agentes infecciosos como bactérias e fungos através da filtração do ar e em alguns casos de intervenções cirúrgicas é preciso controlar com rigor a temperatura do ambiente.
enfermarias de doentes que devem permanecer no leito garante a elas condições mais agradáveis durante a sua estadia, facilitando uma recuperação mais rápida.
Escritórios Condições ideais de temperatura e umidade permitem aos trabalhadores realizar suas tarefas com uma máximo de concentração, evitando problemas de saúde e fadiga, com reflexos na taxa de absentismo. A mera abertura de janelas e ventiladores não garante ou é suficiente para garantir condições ideais. Na verdade atualmente muitos prédios comerciais sequer tem condições de abrir as janelas. Cálculos estartítiscos, feitos na Alemanha, demonstram que a produtividade aumenta de 6 a 10% quando o ambiente é refrigerado.
Indústria Alimentícia Muitos processos industriais só ocorrem de maneira adequada quando os valores de temperatura e pressão estão dentro de limites bem definidos, garantindo uma qualidade homogênea e aparência. Tal é o caso da fabricação de doces onde é necessário usar a refrigeração para controlar a velocidade de cristalização.
No armazenamento de bananas é permissível uma temperatura de 13o. C. Já no amadurecimento ela deve ser superior a 21o. C com umidade elevada, de aproximadamente 90%. Na indústria do fumo, o tabaco após ser colhido é armazenado em câmaras com umidade relativa muito elevadas e temperaturas superiores a 32o. C com a finalidade de acelerar a fermentação que envelhece o fumo e melhora sua qualidade.

José.P.Gomes...

Nenhum comentário:

The shower O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevaçã...