segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Disfunção Averiguada

Edição J.P.Gomes


Disfunção Averiguada

1- O compressor monofásico

DICAS DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL
Tabela de diagnósticos das avarias nas unidades de refrigeração

Provável Causa Intervenção Sugerida

1.1- Tensão de linha inferior aos 1.1-Medir a tensão na saída do contador:
Se for inferior aos limites de tolerância

zumbi continua, mas não parte (O
motoprotetor intervém de forma
cíclica).

limites de tolerância.

1.2- Falta calibragem das pressões durante a parada
rápida do compressor (de
modelo a dupla baixa no sistema
capilar). Paradas demasiadas
breves são imputáveis a um
termômetro com diferencial
demasiado limitado.

1.3- Relé de arranque defeituoso ou não estando
conforme as especificações do
fabricante do compressor.

1.4- Capacitor de partida defeituoso ou com tensão de
etiqueta inferior àquela indicada
pelo fabricante do compressor.
Capacitor de marcha defeituoso.

1.5- Conexões elétricas erradas
porque manuseadas.

1.6- Enrolamento do motor elétrico defeituoso.

1.7- Compressor travado mecanicamente ou os
acoplamentos árvore-bronzinas
não são bastante lubrificados.

requerer a intervenção da companhia fornecedora de eletricidade. Se ao contrario
as tenções estiverem nos limites, verificar se houve queda de tensão na entrada
do compressor quando o compressor zumbi, mas não parte. Se houver queda de
tensão tem-se a demonstração que a linha é de seção insuficiente. Substituir a
linha com outra de seção adequada. Se a tensão insuficiente não se deve a linha
interna e se a diminuição não for temporária, pode-se incrementar o torque de
arranque do compressor (caso este seja do tipo de PSC) instalando um conjunto
que compreende um capacitor de arranque e um relê, transformado assim o
sistema de partida do compressor de PSC a CRS.
Se ao contrário o compressor tem um sistema de arranque do tipo RSIR, sua
transformação em CSIR é quase sempre desaconselhável pois não é homologada
pelo fabricante do compressor.

1.2- Substituir o termostato com outro de diferencial mais amplo ou aplicar o
termostato com diferencial regulável. Eventualmente desensibilizar o elemento
sensível do termostato existente, para não exceder cinco intervenções horárias.

1.3- Procurar instalar um novo relé e ter o cuidado que a escrita TOP (alto em
inglês) fique no alto do relê instalado.Se o relê original for do tipo amperométrico e
não se encontrar a peça adequada, pode-se instalar um relê no estado sólido até
uma potencia do compressor de 500W absorvidos.

1.4- Procurar instalar novos capacitores.

1.5- Restabelecer as ligações conforme os esquemas originais.

1.6- Desligar os cabos de alimentação das baterias de bornes do compressor e
averiguar com um ohmímetro , se a resistência do enrolamento de partida e
daquele de marchas estão corretas; averiguar o isolamento de massa (teste da
rigidez dielétrica). Se os testes indicarem uma disfunção do enrolamento consertar
ou substituir o compressor.

1.7- Pode ser feita uma tentativa de destravar o compressor ligando-o
provisoriamente de forma que o motor elétrico receba um impulso que o leva a
rodar no sentido contrário ao normal. Se a tentativa for falha, deve-se consertar ou
substituir o compressor.

1.8-Unidade sobrecarregada de refrigerante.

1.8- Descarregar para fora o refrigerante em excesso com a maior lentidão, de um
lugar da unidade onde haja somente presença de gás. No caso de se tratar de
sistema hermético sem registro. Utilizar um registro perfurador aplicado ao tubo de
serviço do compressor. Dosar a carga por meio das indicações do indicador de
passagem de liquido. Se este não estiver instalado, o mesmo levantamento pode
ser feito utilizando um indicador de passagem de liquido de ultra-som, aplicado
temporariamente no inicio da linha de liquido.

2.0-O compressor trifásico tenta

1.9- Motoprotetor defeituoso. 1.9- Verificar que a corrente de arranque e aqueles de marcha estejam nos limites
previstos pelo fabricante do compressor. Verificar também a temperatura do
compressor.A ausência de sobrecarga ou de superaquecimento evidente
demonstram que o dispositivo motoprotetor é insuficiente. Para os sistemas de
proteção diferente proceder como segue:
Motoprotetor termoamperométrico ou termostático externo (clixon) :substituir o
motoprotetor.
Motoprotetor termoamperométrico embutido no compressor: substituir o
compressor.

2.1- Falta uma das três fases de 2.1- A falta de fase pode ser verificada medindo a tensão entre as três fases na mas não parte
(O motoprotetor intervém forma
cíclica)
Neste contexto com apalavra
compressor entenderemos moto-
compressor hermético ou semi-
hermético e nunca compressor de alimentação.
bateria de bornes do compressor. Portanto verificar toda a linha de alimentação a
partir da entrada do contador. É provável encontrar a interrupção de um fusível ou
um desgaste de um binário de contatos do contador ou bornes frouxos.

tipo aberto. As definições e as
conclusões aqui referidas aos
compressores herméticos e semi-
herméticos , se devidamente
interpretadas são também válidas
para os compressores abertos.
Por exemplo: “constatada a
interrupção do enrolamento,
consertar e substituir o
compressor” deve-se entender
como “constatada a interrupção
do enrolamento, consertar ou
substituir o motor elétrico de
tração”.

2.2- Tensão da linha inferior aos 2.2- Verificar a tensão de cada uma das três fases no contador, se for inferior aos
limites de tolerância. limites de tolerância ou se houver desequilíbrio entre as três fases requerer a
intervenção da companhia fornecedora de eletricidade. Se ao contrário não for
levantada anomalia nenhuma, verificar a tensão de cada uma das três fases nos
bornes do compressor em quanto este tenta, mas não parte. Se houver queda de
tensão nos bornes do compressor temos a demonstração que a linha entre o
contador e o compressor é de seção insuficiente. Substituir a linha com outra de
seção adequada.

2.3- Interrupção do enrolamento 2.3- Desligar os cabos de alimentação da bateria de bornes do compressor e
do motor elétrico. verificar que a resistência dos três enrolamentos esteja equilibrada. Se o teste
indicar um desequilíbrio, consertar ou substituir um compressor.
2.4- Enrolamento do compressor 2.4- Testar o isolamento de massa. Se for insuficiente consertar ou substituir o
em curto com massa. compressor.

2.5- Compressor travado 2.5- É inútil destrava-lo invertendo a seqüência das fases na bateria de bornes. O
mecanicamente. compressor deve ser consertado ou substituído.

2.6- Motoprotetor não calibrado 2.6-Em primeiro lugar verificar que a corrente de arranque e aquela de marcha
adequadamente ou defeituoso. estejam nos limites previstos pelo fabricante do compressor. Controlar também a
temperatura do compressor.A ausência de sobrecargas ou de um
superaquecimento evidente demonstram que um dispositivo motoprotetor é
ineficiente.Para os diferentes sistemas de proteção proceder da seguinte forma:
Motoprotetor termoamperométrico ou termostático externo (clixon): Substituir o
motoprotetor.
Motoprotetor termoamperométrico embutido no compressor: Substituir o compressor.
Motoprotetor no quadro (relê térmico): verificar calibragem e se ela corresponde à
corrente de marcha do compressor substituir o relê térmico.
Motoprotetor a termistores: substituir o módulo eletrônico com outro novo,
verificando que a corrente absorvida pela bobina do disjuntor que comanda o
compressor não seja superior àquela permitida pelo fabricante do módulo
eletrônico. Se a disfunção persistir, significa que um dos termostores no
enrolamento do compressor está interrompido (o teste da continuidade do circuito
feito com um ohmímetro que tem nas extremidades a tensão máxima de 1.5 Volt

3.0- O compressor pára por
intervenção do protetor térmico.
indica resistência infinita). Uma alternativa ao conserto do compressor é
representada pela aplicação, a jusante do disjuntor, de uma relê térmico
devidamente calibrado.
3.1- Condensador ineficiente. 3.1- Se o condensador é resfriado a ar, limpar o conjunto de aletas deformadas
com um pente de aletas. Se for resfriada a água, tirar as incrustações dos
passadores de água com soluções adequadas ou escovar os feixes de tubos.
3.2- Unidade sobrecarregada de 3.2- Descarregar o refrigerante para fora com lentidão máxima, de um lugar da
refrigerante. unidade haja somente gás. No caso de um sistema hermético sem registros, utilizar
um registro perfurador aplicado ao tubo de serviço do compressor. Dosar as cargas
através das indicações do passador de liquido. Se este não for instalado, o mesmo
tipo de levantamento pode ser feito utilizando um indicador de passagem de
liquido de ultra-som, temporariamente aplicado no inicio da linha de liquido.
3.3- Presença de ar no sistema. 3.3- Efetuar o expurgo do circuito. O expurgo do ar é uma operação bastante
complexa que requer bastante experiência. Às vezes é conveniente descarregar a
unidade interna, esvazia-la e carrega-la novamente, dosando a carga como
indicado no parágrafo precedente.
3.4- Fluxo de ar insuficiente no 3.4- Verificar a eficiência dos ventiladores (eficiência dos motores, sentido de
condensador resfriado a ar. rotação, situação das ventoinhas).
3.5- Recirculação de ar quente 3.5- Corrigir o arranjo da umidade condensadora e do condensador.
no condensador resfriado a ar.
Uma parte de ar aspirado pelos
ventiladores não é fresca mas
sim de recirculação, em
conseqüência do fato que o
condensador é instalado num
espaço demasiadamente
pequeno ou condensador é
protegido por uma chapa furada
que obstrui o fluxo de ar
excessivamente.
3.6- Fluxo de água insuficiente 3.6- Averiguar a calibragem e a eficiência das válvulas pressostáticas , limpar os
no condensador resfriado à filtros da tubulação de adução, verificar que todos os registros na adução estejam
água. abertos , medir a pressão da rede hídrica. Se o fluxo de água insuficiente for à
conseqüência de uma diminuição de pressão não temporária, considerar a
possibilidade de inserir uma bomba de circulação ou instalar uma torre de
resfriamento. Se a água de resfriamento provém de uma torre, verificar a eficiência
desta.
3.7- Oclusão parcial da linha de 3.7- Verificar a posição dos registros da linha de descarga. O enforcamento da
descarga. seção da passagem pode também ser provocado por uma junção imperfeita (por
exemplo por um excesso de liga de brassagem).
3.8- Pressão de sucção 3.8- Averiguar a calibragem da válvula reguladora de pressão de sucção. Se a
demasiado elevada em relação à unidade for equipada com uma válvula de expansão com carga convencional e não
pressão prevista de evaporação. estiver presente uma válvula reguladora de pressão de sucção, verificar que o
bulbo termostático da válvula de expansão seja bem fixado à tubulação de sucção
e seja adequadamente revestida. Apurar que a válvula seja calibrada corretamente
(superaquecimento entre 4 e 8ºC) e não seja de potência excessiva. Se a unidade
for equipada com válvula de expansão com carga MOP, a pressão de sucção
excessiva pode ser causada pela abertura demasiada da própria válvula, pode não
ser calibrada adequadamente (superaquecimento insuficiente) ou pode ser de
potência excessiva. Tomar as devidas providências. Se a unidade for do tipo
capilar, a pressão de sucção excessiva é causada por carga em demasia.
3.9- Motoprotetor com 3.9- Verificar que a corrente de partida e aquela de marcha esteja nos limites
calibragem inadequada ou previstos pelo fabricante do compressor. Verificar também a temperatura do
defeituosa. compressor. A ausência de sobrecargas ou de um superaquecimento evidente
demonstram que o dispositivo motoprotetor é insuficiente. Para os sistemas de
proteção diferentes proceder como segue:
Motoprotetor termoamperométrico ou termostático externo (clixon): Substituir o
motoprotetor
Motoprotetor termoamperométrico embutido no compressor: Substituir o
compressor.
Motoprotetor no quadro (relê térmico):Verificar a calibragem e se ela corresponde a
corrente de marcha do compressor substituir o relê térmico
Motoprotetor a termistores: Substituir o módulo eletrônico com outro novo,
verificando que a corrente absorvida pela bobina do disjuntor que comanda o
compressor não seja superior aquela permitida pelo fabricante do módulo
eletrônico. Se a disfunção persistir, significa que um dos termistores no
enrolamento do compressor é interrompido (o teste de continuidade do circuito é
feito com um ohmímetro que tem nas extremidades a tensão máxima de 1,5 Volt
indica resistência infinita). Uma alternativa no conserto do compressor é
representada pela aplicação , a jusante do disjuntor, de um relé térmico
devidamente calibrado.
3.10- Tensão de linha inferior 3.10- Verificar a tensão de cada uma das três fases no contador, se for inferior aos
aos limites de tolerância. limites de tolerância e se houver desequilibro entre as três fases requerer a
intervenção da companhia fornecedora de eletricidade. Se ao contrário a tensão
entre as fases estiver nos limites, verificar que não a queda de tensão na entrada
do compressor enquanto o compressor gira. Se houver queda de tensão tem-se a
demonstração que a linha entre o contador e o compressor é de seção insuficiente.
Substituir a linha com outra de seção adequada.
3.11- Enrolamento do motor em 3.11- Consertar ou substituir o compressor.

curto-circuito
3.12- Acoplamento árvore-
bronzinas não lubrificado
satisfatoriamente ou princípio de
gripagem do acoplamento
pistão-cilindro.
3.13- Linha trifásica
desbalanceada.
3.14- Temperatura do
compressor muito elevada.

3.12- Consertar ou substituir o compressor.

3.13- Verificar se as tensões entre as fases de linha estejam balanceadas. Caso
negativo requerer a intervenção da companhia fornecedora de eletricidade.
3.14- Verificar se o compressor esteja adequadamente resfriado (circulação de ar
natural), ventilador suplementar, camisa de circulação de água, etc,) e se sua
superfície esteja limpa.

3.15- Ligações elétricas erradas 3.15- Verificar as conexões segundo o esquema fornecido pelo fabricante do

e montagem elétrica de
arranque.
3.16- Relê ou condensador de
marcha ou de arranque
defeituoso ou não adequado
para o compressor específico.

compressor. Verificar que o relê de arranque seja colocado de forma que a escrita
TOP (alto em inglês) fique na parte alta do relê instalado.
3.16- Procurar instalar um novo relê e ter cuidado que a escrita TOP (alto em
inglês) fique na parte alta do relê instalado.Se o relê original for do tipo
amperométrico e não se encontrar a peça adequada , pode-se instalar um relê no
estado sólido até uma potencia do compressor de 500W absorvidos. Tentar
substituir os condensadores.

4.0-Os contatos de relê de

4.1- O numero das intervenções 4.1- Substituir o termostato com outro diferencial mais amplo ou aplicar o

arranque deterioram rapidamente
e ficam colados.

5.0- O condensador de arranque
horárias do compressor é muito
elevado (superior a cinco).
Diferencial do termostato muito
e limitado.
4.2- A resistência que liga os
dois terminais do condensador
de arranque é interrompida ou
inexistente.
5.1- Falta de equilíbrio das

termostato com diferencial regulável. Eventualmente ajustar o elemento sensível do
termostato existente , para não exceder cinco intervenções diárias.

4.2- Aplicar uma resistência de 15 a 18 K 2W cuidando particularmente das
soldagens de estanho de seus terminais aos terminais do condensador.

5.1- Substituir o termostato com outro de diferencial mais amplo ou aplicar o se queima.

6.0- O condensador de marcha

pressões durante a parada muito termostato com diferencial regulável. Eventualmente desencibilizar o elemento
breve do compressor . Paradas sensível do termostato existente, para não exceder cinco intervenções horárias.
muito breves são imputáveis e
um termostato com diferencial
muito limitado.
5.2- Relê de arranque
defeituoso ou não conforme as 5.2- Procurar instalar um novo relê e ter o cuidado que a escrita TOP (alto em
especificações do fabricante do inglês) fique na parte alta do relê estalado.Se o relê original for do tipo
compressor. amperométrico e não se encontrar a peça adequada , pode-se instalar um relê no
estado sólido até uma potência do compressor de 500W absorvidos
5.3- Condensador de partida 5.3- Instalar como tentativa um novo condensador.
defeituoso ou com tensão de
etiqueta inferior aquela prescrita
pelo fabricante do compressor.
5.4- Ligações elétricas erradas 5.4- Restabelecer as ligações de acordo com os esquemas originais.
por terem sido manipuladas.
5.5-Enrolamento do motor
elétrico defeituoso. 5.5- Desligar os cabos de alimentação da bateria de bornes do compressor e
averiguar com um ohmímetro, se a resistência do enrolamento de partida e daquele
de marcha estão corretas:averiguar o isolamento de massa (teste da rigidez
dielétrica) . Se os testes indicarem uma disfunção do enrolamento, consertar ou
substituir o compressor.
5.6-Compressor travado 5.6-Pode ser feita uma tentativa de destravar o ligando-o provisoriamente de forma
mecanicamente ou os que o motor elétrico receba um impulso que o leve a lidar no sentido contrário ao
acoplamentos árvore-bronzinas normal. Se a tentativa for falha, deve-se consertar ou substituir o compressor.
não são bastante lubrificados.
5.7 -A unidade esta 5.7- Descarregar para fora o refrigerante em excedência com a maior lentidão,
sobrecarregada de refrigerante. para um lugar da unidade onde haja somente presença de gás. No caso de se
tratar de sistema hermético sem registro, utilizar um registro perfurador aplicado ao
tubo de serviço do compressor. Dosar a carga por meio de indicações do indicador
de passagem de liquido. Se este não estiver instalado, o mesmo levantamento
pode ser feito utilizando um indicador de passagem de liquido de ultra-som,
aplicado temporariamente no início da linha de liquido.
5.8- Os contatos do relê de 5.8- Aplicar uma resistência de 15 a 18 kW, 2W cuidando particularmente das
arranque estão colados. A soldagens de estanho de seus terminais aos terminais do condensador.
resistência que liga os dois
terminais do condensador de
arranque é interrompidas ou
inexistente.
6.1-Condensador não esta

entra em curto-circuito

conforme as especificações do
fabricante do compressor.

6.1- Substituir o condensador com outro de acordo com as especificações do
fabricante do compressor.Em fase de montagem ter o cuidado para que o terminal
marcado com um selo vermelho seja ligado ao terminal R (marcha) do compressor
monofásico.

7.0- O compressor não parte e 7.1- Intervenção de um

7.1 Apertar os botões de ligação manual dos pressostatos e do relê térmico.

não é possível perceber nenhum
zumbido, mesmo que na tomada

dispositivo elétrico de proteção
ou de segurança de tipo de

Verificar a integridade dos dispositivos automáticos de proteção.

ou no quadro chegue corrente e o ligação manual.Funcionamento

termostato seja regulado numa
temperatura mais baixa daquela
existente na câmara refrigerada.

defeituoso de um dispositivo
automático de proteção.
7.2- O elemento bulbo -fole do
termostato descarregou , o
circuito elétrico fica aberto.
7.3- O disjuntor não se excita

7.2 -Substituir o termostato.

7.3- A certeza da interrupção tem-se averiguando a presença de tensão nas

pela interrupção de sua bobina . extremidades da bobina. Substituir a bobina interrompida.

8.0- Os períodos de parada do
compressor são muito breves ou
o compressor efetua mais de
cinco intervenções por hora.

7.4- A linha de alimentação do
compressor é interrompida.
7.5- O enrolamento do motor
elétrico é interrompido.
8.1- Diferencial do termostato
muito limitado.

8.2- Infiltração grande de calor
na câmara refrigerada.

8.3- As válvulas do compressor

7.4- Desligar a linha da suas extremidades e verificar sua continuidade de circuito.

7.5- Verificar a continuidade do circuito do enrolamento. Consertar ou substituir o
compressor.
8.1- Substituir o termostato com outro de diferencial mais amplo ou aplicar o
termostato com diferencial regulável. Eventualmente ajustar elemento sensível do
termostato existente.
8.2- Nas câmaras de temperatura baixa as paradas rápidas do compressor são
imputáveis a estanqueidade insuficiente das portas isotérmicas. A dificuldade se
elimina averiguando dobradiças e fechaduras.
8.3- Verificar a vedação das válvulas por meio de um vacuômetro aplicado na

9.0- A pressão de descarga é muito elevada.
(verificar-se a intervenção
eventual do motoprotetor ou do
pressostato de pressão alta)

10.0- A pressão de sucção é..?

têm uma estanqueidade perfeita. sucção do compressor. Um aumento rápido da pressão de sucção na parada do
compressor denuncia uma vedação imperfeita das válvulas. Se essa disfunção não
compromete o rendimento do compressor, a imperfeição pode ser corrigida
aplicando uma válvula de retenção na linha de sucção ou naquela de descarga.
9.1- Condensador ineficiente. 9.1- Se o condensador é resfriado a ar, limpar o conjunto de aletas e
eventualmente endireitar as aletas deformadas com um pente de aletas . Se for
resfriado a água, tirar as incrustações dos passadores com soluções adequadas ou
escovar o feixe de tubos.
9.2- Fluxo de ar insuficiente no 9.2- Verificar a eficiência dos ventiladores (eficiência dos motores, sentido de
condensador resfriado a ar. rotação, estado das ventoinhas).
9.3- Recirculação de ar quente 9.3- Corrigir o arranjo da unidade condensadora ou do condensador.
no condensador resfriado a ar.
Uma parte de ar resfriada pelos
ventiladores não é fresca mas
sim de recirculação, isto é
conseqüência do fato que o
condensador foi instalado num
espaço muito pequeno ou o
condensador esta protegido por
uma capa furada que freia o
fluxo de ar excessivamente.
9.4- Fluxo de água insuficiente 9.4-Averiguar a calibragem e a eficiência das válvulas pressostáticas, limpar os
no condensador resfriado à filtros na tubulação de adução, verificar que todos os registros na adução estejam
água. abertos, medir a pressão da rede hídrica. Se o fluxo de água insuficiente for à
conseqüência de uma diminuição de pressão temporária , considerar a possibilidade
de inserir uma bomba de circulação ou instalar uma torre de resfriamento . Se a
água de um resfriamento provém de uma torre, verificar a eficiência desta.
9.5- Presença de ar na unidade. 9.5-Efetuar o expurgo do circuito. O expurgo do ar é uma operação bastante
complexa que requer bastante experiência. Às vezes é conveniente descarregar a
unidade inteira, esvazia-la e carrega-la novamente, dosando a carga como indicado
no parágrafo 9.8
9.6- Oclusão parcial da linha de 9.6- Verificar a posição dos registros da linha de descarga. O enforcamento da
descarga. seção de passagem pode também ser provocado por uma junção imperfeita (por
exemplo por um excesso de liga de brassagem)
9.7- Pressão de sucção muito 9.7- Averiguar a calibragem da válvula reguladora da pressão de sucção. Se a
elevada face à pressão de unidade for equipada com uma válvula de expansão com carga convencional e não
evaporação prevista. estiver presente uma válvula reguladora de pressão de sucção, verificar que o
bulbo termostático da válvula de expansão esteja bem fixado a tubulação de
sucção e esteja adequadamente revestida . Apurar que a válvula esteja calibrada
corretamente (superaquecimento entre 4 e 8 ºC) e não seja de potência excessiva.
Se a unidade for equipada com válvula de expansão com carga MOP, a pressão
de sucção excessiva pode ser causada pela abertura demasiada da mesma válvula,
, por não ser calibrada adequadamente (superaquecimento insuficiente) ou por ser
de potência excessiva. Tomar as devidas providências. Se a unidade for de tipo
capilar, a pressão de sucção excessiva é causada por carga em demasia.
9.8- Unidade sobrecarregada de 9.8- Descarregar o refrigerante para fora com lentidão máxima, para um lugar da
refrigerante. unidade onde haja somente gás. No caso de um sistema hermético sem registros,
utilizar um registro perfurador aplicado ao tubo de serviço do compressor. Dosar a
carga através as indicações do passador de líquido. Se este não estiver instalado,
o mesmo tipo de levantamento pode ser feito utilizando um indicador de passagem
de liquido de ultra-som, temporariamente aplicado no início da linha de liquido.
10.1-Válvula reguladora da 10.1-Aplicar um vacuômetro jusante da válvula e calibra-la a uma pressão que
pressão de sucção não esta nos permita evitar sobrecargas no compressor em fase de arranque.

muito elevada em relação pressão padrões da calibragem.

de evaporação prevista.

10.2-Bulbo da válvula de

10.2- Providenciar a fixação do bulbo da válvula de expansão à tubulação ..

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